Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 04 de março de 2011, 09h55

Abatedouro de ovinos e caprinos é aprovado


O Mapa aprovou, esta semana, um formato padrão para a construção de abatedouros de pequeno porte para animais, seguindo todas as regras necessárias para a comercialização de produtos de qualidade e com controle sanitário assegurado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou, esta semana, um formato padrão para a construção de abatedouros de pequeno porte para animais, seguindo todas as regras necessárias para a comercialização de produtos de qualidade e com controle sanitário assegurado para garantir a segurança alimentar ao consumidor final apresentado pelas cadeia produtiva da ovinocultura e caprinocultura.

A iniciativa atende a uma antiga reivindicação do setor e representa um avanço nas discussões para promover a expansão e a profissionalização deste segmento. "É um projeto que há 10 anos gostaríamos de ter em mãos", afirmou o presidente da comissão da CNA e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos e caprinos, Edilson Maia.Um dos principais objetivos desta planta é formalizar o abate do rebanho. Desta forma, enfatizou Maia, haverá maior controle de informações sobre o número de animais comercializados, uma vez que um dos principais desafios desta atividade é reduzir a informalidade do abate. Em estados com maior tecnologia na produção, como o Rio Grande do Sul, os abates formais atingem apenas 50% do plantel de caprinos e ovinos. Em todo o País, a informalidade atinge mais de 70%. "Isso certamente vai estimular a formalização da cadeia produtiva e o aumento da oferta de produtos de origem animal", destacou. O modelo de abatedouro apresentado será voltado principalmente para suprir a demanda de pequenos municípios.

DCI




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114