Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 04 de março de 2011, 10h11

Higienização do leite e Normativa 51 serão discutidas em MT


O leite é o alimento mais saudável presente durante toda a vida do ser humano, desde o nascimento. Garantir a qualidade, por meio da higienização adequada, é a meta e um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado, por isso será realizado nesta quinta-feira (03.03), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) uma reunião com a cadeia produtiva do leite e na sequência será realizada uma discussão com o renomado técnico do Centro Nacional de Gado de Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Guilherme Nunes de Souza, às 14h.

Em Mato Grosso, a produção diária é de 2 milhões e 300 mil litros. Atestar a qualidade do leite que vai para a mesa do cons umidor é a intenção da palestra que abordará desde os principais cuidados com a higienização como o manejo nutricional, qualidade do leite, sanidade até a comercialização final, venda para o consumidor. Durante a discussão será abordada também a Normativa 51 que regulamenta as técnicas de produção, identidade e qualidade do leite tipo A, do leite tipo B, do leite tipo C, do leite pasteurizado e do leite cru refrigerado e o regulamenta, também, às técnicas da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel. Os pontos que geram maiores questionamentos sobre as mudanças que a Normativa 51 são os parâmetros que definem o tipo de leite e o uso dos tanques e latões que são utilizados no armazenamento e transporte do leite.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, a maioria dos pequenos agricultores terá problemas para atender as exigências da Normativa 51 até junho deste ano, devido à dificuldade de ter acesso aos financiamentos. “A intenção da discussão é levantar a atual situação de Mato Grosso, traçar um raio x, e com base no que for discutido, elaborar uma proposta e em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri) de todo o País apresentar o documento e relatar as dificuldades em atender as exigências da normativa 51 ao ministro da Agricultura, Wagner Gonçalves Rossi.

Foram convidados para a reunião a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Sindicato das Indústrias de Latic&iac ute;nios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Instituto do Leite, Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Mato Grosso, e Banco do Brasil. (Só Notícias).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114