Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quinta, 10 de março de 2011, 07h13
Alternativa

No Mato Grosso, uso do arroz torna renovação de pasto rentável


Com a valorização do gado no mercado, investir na parte agricultável da propriedade pode ser uma forma de aumentar a renda. Na Fazenda Recreio, situada no Município de Itaúba, no médio norte do Mato Grosso, essa ideia já foi colocada em prática e o agricultor decidiu renovar o pasto com arroz, produto de fácil adaptação e boa rentabilidade no mercado. Segundo Mairson Santana, gerente comercial da Agro Norte Pesquisa e Sementes, a técnica é simples.

– No caso da fazenda, o agricultor enleirou o pasto, fez a gradeação, incorporou o calcário, fez o nivelamento e, nas primeiras chuvas, plantou o arroz com espaçamento de 25 centímetros. Depois disso, o conduziu com herbicidas e fez as coberturas normais que ele precisa – conta Santana.

De acordo com Mairson, o arroz usado na experiência foi o Cambará, que fecha com um ciclo de 100 a 105 dias. Nessa época, começa-se a colher com uma umidade de 20% para obter melhor qualidade de grãos. Ainda segundo o gerente, o custo do investimento é diluído em três ou quatro anos.

– Esse ano, estimamos que o arroz varie em torno de 30 reais, já no primeiro semestre. No segundo, essa margem aumenta ainda mais. Além disso, no primeiro ano de renovação, o produtor já consegue ter uma alta carga animal – explica.

Para Santana, não existe nenhuma restrição quando se fala em solo adequado para a plantação dessa semente. Ele afirma que o arroz consegue lidar bem com o que nenhuma outra cultura tolera: a acidez do solo associada à presença de alumínio. Já na questão da manutenção anual, o gerente comercial explica que o produtor pode utilizar a rotação de culturas.

– Ele pode fazer um manejo rotacionado, separar um talhão para continuar plantando arroz, ou fazer uma soja safrinha, um milheto ou até mesmo uma braquiária. Assim, ele terá sempre pasto disponível para o gado — ressalta Santana.

O clima também deve ser levado em consideração. O gerente comercial explica que o arroz deve ser plantado em regiões que apresentem períodos de chuva bem estabelecidos.

– O que o agricultor deve procurar é que a emissão de cacho, no caso do arroz, se dê no período mais chuvoso. Assim, não faltará água no período de enchimento de grãos e a colheita será feita em um período de menos chuvas.

Para obter mais informações sobre a renovação de pasto com arroz, basta entrar em contato com a Agro Norte Pesquisa e Sementes através do número (66) 3517-1900.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114