Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 17 de maio de 2011, 01h36

FAO e Banco Mundial debatem Pecuária Sustentável na CNA


Um conjunto de ações que garanta a sustentabilidade da pecuária de corte será discutido esta semana por pecuaristas, pesquisadores e representantes do governo brasileiro e de organismos internacionais. Os debates acontecem durante a Primeira Reunião Global sobre Pecuária Sustentável, discussão proposta pelo Ministério Holandês de Assuntos Econômicos, Inovação e da Agricultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Banco Mundial, que será realizada entre os dias 17 e 20 de maio, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, participa da solenidade de abertura do evento, às 18h30, amanhã, terça-feira (17/5), ao lado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e representantes da FAO.

Os pecuaristas brasileiros têm grande interesse em discutir a sustentabilidade da pecuária em função das perspectivas de crescimento da demanda mundial por alimentos. As exportações brasileiras de carne bovina respondem por 25% do comércio mundial e a produção nacional deve somar 9,4 milhões de toneladas neste ano, o que representa 17% do volume mundial.

Esses números permitem que o Brasil ocupe a posição de maior exportador mundial de carne bovina e de segundo maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. A perspectiva de aumento da produtividade dos rebanhos indica o potencial do Brasil nesse mercado, mas o aumento da produção em todos os países depende de ações que garantam a sustentabilidade da atividade.

Esses temas serão discutidos nesta semana, na CNA, por representantes do Ministério da Agricultura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da FAO, do Banco Mundial, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Centro de Estudos Aplicados em Economia Avançada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e da Universidade de Brasília (UnB). Antes da solenidade de abertura, às 17h, estão programadas duas palestras técnicas. Nos dias 18, 19 e 20 de maio, o acesso às reuniões será restrito para os convidados técnicos.

Ao final de cada painel de discussão, o grupo de trabalho discutirá e definirá os temas que serão incluídos na Agenda Global para Pecuária Sustentável. Foram convidados para participar das discussões para a elaboração da Agenda representantes da Etiópia, Índia, Nova Zelândia, Países Baixos, China, Estados Unidos e Brasil. O Ministério da Agricultura brasileiro acompanha a questão desde junho de 2010, quando foi iniciado o diálogo sobre o tema. Por ser um dos participantes do grupo, o Brasil se ofereceu para ser sediar a reunião deste ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114