Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 18 de maio de 2011, 09h33

Fiemt realizaencontros com empresários para esclarecer sobre processos de importação


O Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), deu início neste mês de maio a uma série de encontros com empresários para discutir temas ligados à importação. A proposta é propiciar um bate-papo para esclarecer dúvidas, incentivando empreendedores que já realizam negociações e os que pretendem iniciar com segurança o contato com o mercado internacional.

Assuntos estratégicos ligados ao fortalecimento dos processos de aquisição de novas tecnologias, redução de custos de produção e modernização são simplificados por meio da troca de experiências entre empresários. Com o objetivo de desmistificar o mercado internacional, os encontros ensinam como aproveitar oportunidades promissoras independente do volume de negócios e do tamanho da empresa que pretende importar.

O primeiro bate-papo, que aconteceu na sede do Sistema Fiemt, contou com a presença do gerente Regional de Apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil, Marco Aurélio Frantz, que esclareceu dúvidas sobre linhas de crédito e demonstrou como as taxas de juros internacionais podem ser mais eficientes que as taxas de juros domésticas quando se trata de importação. “Quando o empresário consegue entender os melhores caminhos para desenvolver seu negócio, automaticamente passa a existir investimento, gestão de caixa e um desdobramento do capital de giro mais eficientes,” frisa Frantz.

Para empresários que já mantém contato com o mercado internacional como Anderson Coura da Marmoraria Indústria e Importação, essa iniciativa traz segurança e amplia uma postura comercial mais desafiadora. “Esclarecimentos práticos sobre como ter acesso a linhas de crédito com custo mais baixo, os principais fornecedores e o direcionamento no pagamento de tributos na chegada ao Brasil torna o negócio mais competitivo e organizado,” conta ele.

O Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiemt tem estrategicamente preparado os encontros sempre escolhendo temas que estão diretamente ligados às necessidades do empresário mato-grossense. Conforme frisa a coordenadora do CIN, Gabriela Fontes, este é um espaço inovador que pretende oferecer soluções empresariais para incentivar o investimento com segurança. “Esses bate-papos serão sempre enriquecidos com informações que possam contribuir para o aprimoramento da expertise de quem pretende realizar transações no comércio interno ou externo,” enfatiza.

Aberto somente para empresários convidados, o próximo bate-papo está marcado para o mês de junho e tratará sobre os benefícios de realizar transações com o Porto Seco, situado no Distrito Industrial de Cuiabá. Entre os assuntos abordados estarão a movimentação de mercadorias, benefícios para importadores e exportadores, desembaraços fiscais e tarifas, temas que poderão ser discutidos diretamente com o diretor do Porto Seco, Francisco Almeida.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114