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Agro
Quarta, 25 de maio de 2011, 19h32

Produção de cana não acompanha aumento da frota de carros, diz associação


O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Marcos Sawaya Jank, afirmou que é necessário aumentar a produção de cana-de-açúcar no Brasil para acompanhar o crescimento da frota de carros flex. Segundo ele, a produção de cana, que vinha crescendo a uma taxa de 10,4% ao ano desde 2002, desacelerou a partir de 2008, com a crise financeira mundial. Neste momento, a produção cresce a 3,3% ao ano.

“A desaceleração atingiu as indústrias. Em vez da construção de novas usinas, houve a compra de usinas em dificuldade. Usinas mudaram de mãos, mas não houve o plantio de novas canas. Temos que fazer a indústria voltar a crescer”, disse o presidente da Única, em audiência pública na Câmara.

Segundo Marcos Jank, existe um déficit de 150 novas usinas até 2020, o que demandaria o investimento de R$ 80 bilhões. No entanto, essas novas usinas não aparecem por causa do aumento do custo de produção da cana, que hoje é de R$ 54 a tonelada no estado de São Paulo, contra R$ 39 em 2005.

Ele também criticou a baixa competitividade do preço do álcool em relação ao valor da gasolina. “Quando o preço ultrapassa 70% do preço da gasolina, o consumidor rapidamente migra para a gasolina. O preço da gasolina é o nosso teto. Mas, aqui no Brasil, a gasolina não varia de preço. Dá a impressão que o problema está no etanol, mas a gasolina não varia conforme os preços internacionais do petróleo.”

O diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Allan Kardec Duailibe reconheceu a disparidade entre a demanda por etanol e a produção de cana no País. Os canaviais, disse, não acompanham o crescimento da indústria automobilística.

Duailibe ressaltou, no entanto, que quem decide a demanda no Brasil é o consumidor e que os postos são livres para vender os combustíveis que bem entenderem.

A audiência sobre a regulação do etanol está sendo promovida pela Comissão de Minas e Energia. O evento ocorre no plenário 14.




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