Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 03 de junho de 2011, 00h23

Exportações atingem recorde


Impulsionadas pelos preços das commodities no mercado internacional, as exportações brasileiras voltaram a bater recorde histórico em maio, alcançando US$ 23,211 bilhões. Apesar de ter havido crescimento também nas vendas de industrializados e bem intermediários, o desempenho foi especialmente inflado pelos preços de minério de ferro, petróleo, soja e café, que juntos respondem por cerca de um terço dos embarques.

Em relação a maio do ano passado, o crescimento das exportações foi de 25,2%. Na mesma comparação, a expansão das vendas de matérias-primas foi ainda maior, de 34,7%, enquanto as vendas de intermediários aumentaram 21,7% e as de manufaturados apenas 11,9%.

Com isso, a pauta de embarques brasileira tem se concentrado cada vez mais em produtos básicos, que nos primeiros 5 meses de 2011 responderam por 47,8% do total exportado. No mesmo período do ano passado, a participação do segmento era de 43,1%. "A defesa do governo é o aumento das exportações.

Se as vendas de manufaturados estivessem caindo, seria um problema, mas não é isso que está acontecendo. Além disso, não temos nenhum problema com crescimento mais forte das commodities, não vamos brigar para o preço cair", avalia o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira.

Em maio, as exportações de minério de ferro cresceram 57%, com somente 8% de aumento na quantidade vendida e 46% no preço. O mesmo ocorreu com a expansão de 95% nas vendas de café, sendo apenas 10% na quantidade e 77% no preço. Já a quantidade embarcada de soja diminuiu 11% no mês, mas com o encarecimento do produto em 32%, o valor exportado aumentou 17%.

"Todo mundo acreditava que os preços das commodities não iam subir mais, e continuaram a subir. A demanda por básicos continua previsível, mas se os preços continuarem subindo a participação dos básicos na pauta será ainda maior".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114