Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 07 de julho de 2011, 13h54

Empaer visitam assentamentos rurais para garantir assistência técnica


Com objetivo de melhorar a assistência técnica em áreas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na região Nordeste de Mato Grosso, nos municípios de Confresa, Santa Terezinha e Bom Jesus do Araguaia, acontece nos dias 11 a 15 de julho, palestra sobre a cultura da seringueira e visita técnica para elaborar um projeto de desenvolvimento técnico e econômico das propriedades rurais. O coordenador do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Osmano de Freitas Silva, fala que o trabalho também é para identificar as potencialidades das culturas e criações a serem desenvolvidas nos assentamentos.

O Projeto Ates é executado em 21 municípios dos Territórios da Cidadania, Portal da Amazônia e Baixo Araguaia. O trabalho é realizado em 51 projetos de assentamento do Incra com objetivo de atender nove mil famílias rurais. Segundo Osmano, o Projeto tem como enfoque principal oferecer um serviço de assistência técnica de qualidade com tecnologias geradas para o agricultor familiar. “Durante uma semana estaremos visitando os assentamentos e ouvindo a comunidade”, declara Silva.

O engenheiro agrônomo da Empaer, José Rodrigues, fará palestra sobre a cultura da seringueira e irá identificar áreas para o cultivo da cultura nos assentamentos. Durante a apresentação vai abordar a tecnologia de produção de mudas, preparo do solo, época de plantio, clones e comercialização. Ele explica que a cultura também é voltada para os pequenos agricultores que são orientados a utilizarem clones mais produtivos, como por exemplo, RRIM 600. “A cultura sempre foi uma atividade lucrativa, o produtor tem receita todo mês com a retirada do látex”, destaca Rodrigues.

No município de Bom Jesus do Araguai, no assentamento Bordolândia, o técnico agropecuário da Empaer, Ilton Batista Camilo, será responsável pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e prestará assessoria para os produtores e técnicos do município. Ele vai falar sobre a adequação de estradas rurais, conservação de solos, erosão e mata ciliar. Ilton comenta que o trabalho de revitalização das estradas facilita o escoamento da produção, preserva as nascentes dos rios e as matas ciliares.

Conforme o técnico, estradas mal construídas e conservadas podem provocar erosões graves nas lavouras, pastagens e ao meio ambiente. Desde 2005, a Empaer tem trabalhado na readequação das estradas nos municípios de Alto Taquari, Jaciara, Dom Aquino e outros. “Vamos planejar um curso de adequação de estradas e contenção de processos erosivos para as próximas visitas”, conlui Batista.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114