Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Segunda, 11 de julho de 2011, 16h42
Sistema Famato/ Senar

Vitrine da Carne atrai consumidores de carne suína


Rica em vitamina e ferro, pouca gordura saturada, baixo teor de colesterol e alto valor nutritivo são algumas das principais qualidades da carne suína que despertam cada vez mais o interesse dos consumidores. Para ensiná-los como aproveitar todos os cortes do suíno, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat) mostraram no último sábado (9) o passo a passo dos cortes na Vitrine da Carne, instalada no estande da Famato/Senar-MT, na 47ª Expoagro, em Cuiabá. A programação segue até sexta-feira (15), com apresentação de desossa e cortes de bovino, ave, ovino e peixe.

 

Assim como a carne bovina, todas as partes da carne suína podem ser aproveitadas para consumo. Segundo o profissional José Galdino da Silva, que fez a demonstração dos cortes na Vitrine da Carne, muitos consumidores desconhecem essa oportunidade de aproveitamento do suíno. “Eles podem pedir bife de coxão mole, bife de patinho, bife da alcatra, o lombinho, filé, alcatra, picanha, costelinha, a parte traseira, entre outras”, exemplifica Galdino, mais conhecido como Dedé, que trabalha com suínos há 23 anos.

 

Segundo o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado, essas demonstrações na Vitrine da Carne são importantes para os consumidores exigirem os melhores cortes nos supermercados. “O Sistema Famato/Senar se preocupa em levar conhecimento para a sociedade. Pela primeira vez estamos fazendo essas demonstrações de cortes na Expoagro para mostrar como o público pode usufruir das melhores partes das carnes suína, bovina, ovina, aves e peixes”. Após a apresentação, os participantes fizeram degustação de carne suína preparada pelo Chef e professor de Gastronomia, Celso Castro, de São José do Rio Preto.

 

Há aproximadamente 10 anos, o consumo per capta de carne suína em Mato Grosso era em torno de 5,5 kg e 6 kg. Hoje, segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, esse consumo cresceu para 12 kg a 13 kg per capta. “A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos tem trabalhado com a questão do novo olhar para a carne suína e a Acrismat está junto nesse processo de marketing, juntamente com o Senar, para mostrar para a população as várias possibilidades de corte. A partir do 2º semestre estaremos alavancando o novo olhar para a carne suína no estado e vamos capacitar açougueiros, frigoríficos, profissionais da merenda escolar para levar a carne de uma maneira diferente para a mesa do mato-grossense”.

 

O agricultor de Chapada dos Guimarães, José Roberto Rodrigues, aprovou a iniciativa. Pela primeira vez ele participou de uma demonstração pública de corte de carne: “Vim para conhecer mais sobre a carne suína porque pretendo criar animais na minha propriedade. Achei muito interessante a forma como os cortes foram apresentados”.

 

A programação da Vitrine da Carne continua até sexta-feira, no estande da Famato/Senar na 47ª Expoagro. Confira abaixo a programação completa de corte e desossa de ovino, frango, bovino e retirada de espinha de peixe:

 

11/07 - 18h às 22h (Oficina) – PEIXE: com Edileuza Rodrigues, do Senar-MT
12/07 – 18h – FRANGO: com Edileuza Rodrigues, do Senar-MT
13/07 – 20h – OVINO: com Marcelo Bolinha, especialista em carnes do Rio Grande do Sul
14/07 – 20h – BOVINO: com Marcelo Bolinha, especialista em carnes do Rio Grande do Sul
15/07 – 20h – BOVINO: com Marcelo Bolinha, especialista em carnes do Rio Grande do Sul




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114