Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Terça, 12 de julho de 2011, 13h41

Superintendentes dos Consórcios se reúnem para alinhar ações da Sedraf


Para fortalecer as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) frente aos 15 Consórcios Intermunicipais no Estado de Mato Grosso, o secretário José Domingos Fraga Filho, reuniu-se nesta terça-feira (12), na sala de reunião, com os superitendentes dos Consórcios para eles explanarem as ações realizadas nas regiões e fazer o nivelamento dos projetos em consonância com as ações estratégicas apela Sedraf com o intuito de fortalecer a agricultura familiar, que conta atualmente com 150 mil agricultores.

Durante a reunião, Zé Domingos salientou que para melhorar a renda e garantir a qualidade de vida dos agricultores familiares é fundamental investir na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e reestruturar a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), cujo projeto faz parte do plano de governo Silval Barbosa. O primeiro passo já foi dado com a recomposição salarial dos servidores. O segundo passo consiste na revitalização da Empaer e na realização de um concurso público.

Outro ponto levantado foi quanto à importação de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) que chegam a 65%. “Não podemos admitir esse percentual. Temos que mudar esta realidade urgente. Mato Grosso é um Estado rico e tem condições suficientes de desenvolver hortifruti de qualidade e em grande escala sem precisar recorrer a outros estados”, frisa o secretário ao reforçar que o braço direito é a assistência técnica e extensão rural e o esquerdo é o MT Regional, com as cadeias produtivas, de acordo com a vocação da região.

As cadeias produtivas que serão mais trabalhadas no Estado são a bovinocultura leiteira com a implantação de tecnologia e a distribuição de sêmens e embriões; a piscicultura para alavancar a produção de peixes aproveitando o potencial do Estado e os frigoríficos; Apicultura com produção de mel em grande escala e em algumas regiões já foram implantadas as Casas de Mel, o produto está sendo inserido no mercado e na merenda escolar; Ovinocaprinocultura animais de pequeno porte que conta com a Parceria Pública Privada, ou seja, por meio do Governo do Estado e das cooperativas e associações garantem a comercialização dos animais às empresas âncoras; Hortifruti com Frutas, Legumes e Verduras que podem ser comercializadas na Central de Comercialização (Ceasa de Mato Grosso), Heveicultura com a produção de seringueiras cuja matéria-prima é a borracha e a Sociobiodiversidade que é uma cadeia nova que visa proteger a floresta de forma sustentável e garantir renda e qualidade de vida de quem vive na floresta e no cerrado.

Participam da reunião os secretários adjuntos de Desenvolvimento Regional, MT Regional, Renaldo Loffi; de Agricultura familiar, Clóvis Cardoso e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Alécio; o presidente da Empaer, Enock Cavancanti, e os coordenadores das cadeias produtivas do MT Regional: Sociobiodiversidade, Sanny Saggyn; Hortifruticultura, Rodrigo Furquim; Apicultura, Catarino Mendes; Piscicultura, Adair de Moraes e Ciro Gonçalves; Ovinocaprinocultura, Paulo de Tarso, Heveicultura, Israel Antunes; ; Bovinocultura-leiteira, Carlos Dorilê e o gerente de Negócios do Banco do Brasil, Edson Anelli. A reunião ocorrerá durante todo o dia na sede da Sedraf.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114