Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quarta, 13 de julho de 2011, 13h21

Sedraf contempla Mulheres e Jovens do Campo


Criada neste ano com a nova reformulação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), a Superintendência de Apoio às Políticas de Incentivo às Mulheres e Jovens Rurais (SAPIMJR) é um grande marco no Governo Silval Barbosa. Mato Grosso é o primeiro estado no País a desenvolver ações voltadas especificamente às Mulheres e Jovens Rurais. A Superintendência nasceu com o intuito de incentivar e valorizar os trabalhos desenvolvidos no campo.

A assistente social e superintendente Nilza Amaral destaca que o objetivo é resgatar a autoestima da família rural promovendo diversas ações, entre cursos, capacitações profissionais, palestras de valorização pessoal, orientação quanto à formação de associação e cooperativismo contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e agregando valor aos produtos feitos artesanalmente no campo com a marca da Agricultura Familiar. “Investir no campo é primordial para evitar o êxodo rural. As famílias que não conseguem viver da terra migram para a cidade. Por isso vamos incentivá-los a produzir matéria-prima para serem comercializadas dentro e fora de Mato Grosso agregando valor aos nossos produtos”, revela Nilza.

Com este objetivo, diversos projetos com viabilidade econômica serão desenvolvidos para o complemento da renda familiar. As Mulheres e os Jovens terão acesso às informações sobre microcréditos e como trabalhar em associação. “Eles sempre trabalharam no campo, mas não tinham ajuda para comercializar os produtos, agora com esta Superintendência os Jovens e Mulheres rurais serão reconhecidos por meio de seus trabalhos e valorizados. A meta é garantir mais uma alternativa de renda para incrementar o orçamento doméstico”, comemora a superintendente Nilza Amaral.

Entre os trabalhos que podem ser desenvolvidos de acordo com a aptidão da região estão turismo rural nas propriedades, produção de artesanato, produção de doces caseiros, plantio de horta orgânica, entre outros. A expectativa é aproveitar o advento da Copa do Mundo 2014 e desenvolver produtos que possam ser comercializados em feiras, mercados e hotéis para propagar as potencialidades e riquezas do Estado.

O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, revela que é preciso valorizar o trabalho no campo para garantir a permanência das famílias na zona rural e garantir renda e qualidade de vida. Este é o nosso papel, desenvolver ações sustentáveis e economicamente viáveis”, pontua Zé Domingos.

META

O Estado de Mato Grosso conta com 150 mil agricultores familiares. A meta é realizar uma exposição com os trabalhos de Jovens e Mulheres da Agricultura Familiar.

TRABALHOS REALIZADOS

Várias ações foram realizadas neste ano. No mês de março foi feita uma homenagem às mulheres rurais batizadas na oportunidade de empreendedoras no evento ‘Março Sempre Mulher’. Além disso, várias reuniões são realizados para conhecer os trabalhos desenvolvidos em cada região de Mato Grosso por Jovens e Mulheres do campo.

AÇÕES

Os secretários de Agricultura, sindicatos, associações devem procurar a Superintendência para trazer as demandas de cada região. O intuito é fortalecer o segmento conhecer o que cada região está desenvolvendo e viabilizar ações que contemplem os 15 Consórcios Intermunicipais de Mato Grosso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 65 3613 6212 ou pelo e-mail nilzaamaral@sedraf.mt.gov.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114