Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 14 de julho de 2011, 11h22

Pesquisa da Empaer apresenta cultivares de feijoeiro produtivo para MT


Para avaliar o desempenho de cultivares de feijoeiro comum no Estado de Mato Grosso, o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Valter Martins de Almeida, avaliou 19 genótipos de feijoeiro de diferentes tipos de grãos, sendo 18 cultivares e uma linhagem. Os ensaios foram conduzidos nas safras de 2008 e 2009, em sete municípios do Estado, nos períodos de seca e inverno. O trabalho de pesquisa mostra que no município de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá), o feijoeiro atingiu a maior produtividade do Estado com 3.684 quilos por hectare no inverno.

Segundo Valter, o objetivo da pesquisa foi avaliar a influência do ambiente no desempenho produtivo de cultivares de feijoeiro. Ele esclarece que as cultivares BRS Estilo e BRS Pontal, de grãos tipo carioca, BRS Campeiro e BRS Esplendor, de grãos tipo preto apresentaram alta adaptabilidade e estabilidade de produção, ou seja, nas condições edafoclimáticas do Estado apresentaram melhor produtividade. O trabalho de pesquisa vai recomendar novas cultivares e transferir tecnologia para os produtores rurais.

Os ensaios foram conduzidos em 12 ambientes, no período da seca nos municípios de Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cáceres. Os dados da safra de 2008 mostraram que o município de Rondonópolis atingiu a maior produtividade média de 1.402 quilos de feijoeiro por hectare. Em 2009, o município de Sinop produziu 1.481 quilos de feijoeiro por hectare. Já os experimentos para avaliação de genótipos no inverno foram realizados em Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

Segundo Martins, na safra de inverno em 2008, o município de Sorriso teve uma produtividade de 2.086 quilos por hectare e em 2009, o município de Cáceres produziu 2.649 quilos/hectare e Campo Novo do Parecis apresentou a maior produtividade ( 3.684 kg/hectare) nas duas safras. Esse trabalho foi desenvolvido pela Empaer em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Arroz e Feijão e Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Para recomendar cultivares mais adaptados em Mato Grosso foram avaliados os seguintes genótipos de feijoeiro: Jalo Precoce, Iraí, BRS - Radiante, Vereda, Timbó, Pitanga, Valente, Grafite, 7762 Supremo, Campeiro, Esplendor, Pontal, Requinte, Horizonte, 9435 Cometa, MG Majestoso, Estilo - Pérola e a linhagem VC6. “Com as variedades testadas queremos proporcionar aumento da produtividade e qualidade dos grãos”, destaca Almeida.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114