Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 15 de setembro de 2011, 12h05

Produtores compraram mais fertilizantes


As vendas de fertilizantes seguem fortes no Brasil e cresceram 25,6 por cento no acumulado do ano até agosto, estimuladas pelo bom cenário registrado para as culturas de soja, milho, cana e café, mostrou levantamento mensal divulgado pela indústria na segunda (12). As indústrias de fertilizantes importaram 13,3 milhões de toneladas até agosto, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Esse volume, 60% superior ao de 2010, é uma resposta às necessidades do campo.

Os dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda) revelam que os produtores brasileiros já compraram 17,053 milhões de toneladas, contra 13,573 milhões de toneladas em igual período do ano passado. Durante todo o ano passado foram 24,5 milhões de toneladas, segundo a Anda.

Dois fatores levam ao aumento da utilização de adubos, segundo Carlos Eduardo Florence, diretor-executivo da Ama (Associação dos Misturadores de Adubo do Brasil): os produtores estão capitalizados e as perspectivas da nova safra são boas.

Otávio Celidônio, superintendente do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), concorda que os produtores estejam capitalizados e por isso "investem no solo o que deixaram de investir nas safras anteriores, quando a renda não era boa". Os preços estão bons e as vendas antecipadas aumentam, o que faz o produtor buscar produtividade maior, segundo ele. Essa melhora de tecnologia aplicada deve ocorrer principalmente no milho. "Não existe segunda safra de milho com baixa tecnologia", diz Celidonio.

Para Florence, há uma modificação no perfil de demanda neste ano, com aumento de utilização de adubo no milho. A relação de troca de insumos com milho está bastante favorável aos produtores, segundo o diretor-executivo da Ama.

O real fortalecido manteve os preços internos dos adubos sem grandes oscilações. No mês passado houve queda, inclusive, segundo acompanhamento do Imea.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114