Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 24 de setembro de 2011, 16h52
Mercado

Expocáceres promove torneio leiteiro visando difundir novas tecnologias


Pela primeira vez na história da exposição agropecuária de Cáceres será realizado um torneio leiteiro. O objetivo, informam os organizadores, é divulgar a atividade leiteira da região, mas, mais que isso, trazer novas tecnologias para para a melhoria genética do rebanho, principalmente para o pequeno produtor. O torneio vai propiciar também a troca de informações entre produtores e público em geral.

O torneio contará com 60 animais para competição, em duas categorias, sendo 30 vacas adultas e 30 novilhas novas (com até cinco dentes). Haverá também animais expostos para comercialização.

As vacas e novilhas são de produtores da região, e chegam no parque no dia 4. O torneio acontece nos dias 5, 6 e 7, com seis ordenhas no total: uma às 17 horas e outra às 7 horas da manhã. No dia 7, após a última ordenha, sai a campeã de cada categoria. O critério para vencer é a média maior de produção.
Todos os dias, o leite será doado para instituições de caridade, e uma parte será reservada para a fabricação de sub-produtos -como queijo e derivados- para degustação.

Dentro da programação do torneio, a Associação Brasileira de Criadores de Girolanda estarão expondo animais, fomentando a criação de animais geneticamente melhorados. A raça girolanda -cruza das raças gir e holandesa- é a mais presente na região de Cáceres. Nesta região, a atividade leiteira é intensa, mas falta tecnologia, o que leva a maioria dos produtores a ter uma produção bem aquém da média nacional, que é de 12 kg/dia. Na região de Cáceres a média de produção não passa dos 4 kg/dia.

Mas há exceções, e serão justamente essas exceções que farão a diferença no torneio: produtores da região que investiram em tecnologia e já tem animais que produzem bem acima da média nacional.

O engenheiro agrônomo e zootecnista Fernando Talhari, associado do Sindicato Rural de Cáceres, é doutor em melhoramento genético animal e está assessorando o evento. Segundo ele, por ser um torneio com atividades diurnas, a programação é divertida e competitiva, e vai promover a integração dos criadores. "A região precisa apenas de pequenos ajustes para elevar a produção e os lucros: o essencial é adequar o tipo do clima à qualidade genética e nutricional desses animais". O zootecnista profere palestra sobre o melhoramento do gado de leite no dia 7, às 15 horas, no auditório do parque de exposições.

O presidente do Sindicato Rural, Márcio Lacerda, afirmou que o interesse da comissão organizadora em promover o torneio foi justamente difundir as novas tecnologias para a melhoria genética do rebanho leiteiro, para que o criador aumente sua produção e, consequentemente, sua renda. "Temos que ser a ponte entre o produtor e as novas técnicas, é este o nosso papel".

Além de Fernando Talharim a comissão organizadora do torneio é composta por José Moacir de Oliveira (Polaco); Paulo Ribeiro de Barros, do IFMT-campus de Cáceres; Heitor Azuaga Aires da Silva Filgo-IFMT, campus de Cáceres; Fernando Hiroshi Aburayam da Unemat, e Douglas Castrillon, da Empaer.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114