Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 29 de setembro de 2011, 15h58

Pesquisadores participam de missão de capacitação no Mali


Pesquisadores da Embrapa Algodão estão participando de uma nova missão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Algodoeiro dos Países do Cotton-4, composto por Benin, Burkina Faso, Chade e Mali. Desta vez, o foco da missão é capacitar pesquisadores, técnicos e extensionistas desses países em Sistema de Plantio Direto do Algodoeiro, com o objetivo de contribuir para o manejo correto, conservação e fertilidade dos solos agrícolas africanos.

A capacitação será ministrada em Bamako, Mali, no período de 29 de setembro a 7 de outubro, pelos pesquisadores Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, Ana Luíza Dias Coelho Borin e Gilvan Barbosa Ferreira. “Os treinamentos envolvem técnicas de cultivo em sistemas de plantio direto, manejo e conservação de solos, manejo da fertilidade do solo, nutrição e adubação do algodoeiro, além de acompanhar e discutir as ações de pesquisa e de transferência de tecnologia para o ambiente e realidade dos países do projeto Cotton-4”, informou o pesquisador Alexandre Cunha.

Durante a capacitação também serão abordados temas como: A evolução dos sistemas de produção agrícola no Brasil, o papel dos fertilizantes para o desenvolvimento da agricultura, Nutrição mineral do algodoeiro e adubação com foco em sistemas de produção, Adubação orgânica – uso de estercos e compostos orgânicos, A matéria orgânica e a qualidade do solo e Espécies de cobertura do solo e esquemas de rotação de culturas agrícolas.

Em continuidade às ações do Projeto Cotton-4, no mês de outubro também estão programadas palestras e orientações do pesquisador da Embrapa Algodão, o entomologista Raul Porfírio de Almeida, sobre a produção massal e manejo de Trichogramma no algodoeiro para controle de pragas lepdopteras (mariposas e borboletas), bem como, coletas de Trichogramma na África para posterior identificação de espécies locais. Com isso, espera-se conhecer as espécies mais adaptadas do parasitóide e sua correta utilização no programa de controle biológico proposto pela Embrapa e pelos próprios pesquisadores africanos do Cotton-4.

Cotton-4

Iniciado em 2009, o Cotton-4 é coordenado pela Embrapa em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das relações Exteriores, e visa contribuir para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do algodão nos países do Cotton-4, dentro do espírito de Cooperação Sul-Sul. O projeto consiste no apoio do governo brasileiro por meio de atividades de transferência de tecnologia e capacitação de pesquisadores dos quatro países em temas como controle biológico de pragas; manejo integrado do solo e melhoramento genético do algodão.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114