Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 29 de setembro de 2011, 16h09

Embrapa indica cultivares de soja convencional para a próxima safra do Mato Grosso


O estado do Mato Grosso tem se destacado como o maior produtor nacional de soja. Na safra 2011/2012 deverá alcançar produção de 21,04 milhões de toneladas com área de plantio de 6,63 milhões de hectares e produtividade média de 3.174 kg/hectare, conforme estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea).

Contudo, esse recorde não ocorrerá somente em Mato Grosso, já que a estimativa é de novos incrementos da área plantada de soja no Brasil como um todo. A intenção de plantio é de aproximadamente 25 milhões de hectares, o que representa aumento de 3,6%, em relação ao observado em 2010/11 (24,15 milhões ha).

Mato Grosso também se destaca como o principal fornecedor mundial de soja não geneticamente modificada. Há um grande mercado interessado especificamente nesta oleaginosa convencional, sobretudo nos continentes europeu e asiático, cujos consumidores estão dispostos a pagar prêmios aos produtores pela soja convencional. Por isso, atualmente os sojicultores mato-grossenses intensificam a busca por sementes de soja convencional disponíveis para produção no Estado.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, visando contribuir para a sustentabilidade do mercado de soja convencional celebrou um Acordo de Cooperação com a Associação Brasileira dos Produtos de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), no âmbito do Programa Soja Livre, com o objetivo de disponibilizar cultivares de soja não geneticamente modificadas para Mato Grosso.

Atualmente 12 cultivares de soja convencional estão sendo indicadas pela Embrapa. São elas:

BRSMG 752S - tem grupo de maturidade 7.5, tipo de crescimento indeterminado, alta produtividade e é resistente a pústula bacteriana, mancha "olho-de-rã", cancro da haste e medianamente resistente ao nematóide de galhas Meloidogyne javanica.

BRSMG 68 [Vencedora] apresenta grupo de maturidade 8.0, tipo de crescimento determinado e alta produtividade, sendo resistente a pústula bacteriana, mancha "olho-de-rã", cancro da haste, oídio e ao nematóide de galhas Meloidogyne incognita.

BRS Flora - apresenta grupo de maturidade 7.9, alto potencial produtivo para seu ciclo, tipo de crescimento determinado, resistente a pústula bacteriana, crestamento bacteriano, mancha "olho de rã" e cancro da haste.

BRSMG 810C - grupo de maturidade 8.1, resistente a pústula bacteriana, restamento bacteriano, mancha "olho-de-rã", cancro da haste, nematóide de cisto (raças 1 e 3) e moderadamente resistente a oídio e nematóide de galhas Meloidogyne javanica.

BRSGO 8360 - grupo de maturidade 8.3, tipo de crescimento determinado, alto potencial produtivo, resistência a crestamento bacteriano, mancha "olho-de-rã", e cacro da haste, além de possuir resistência a Meloidogyne javanica.

BRS Jiripoca - grupo de maturidade 8.4, com resistência a pústula bacteriana, crestamento bacteriano, mancha "olho-de-rã", cancro da haste, vírus do mosaico comum da soja e com resistência ao nematóide do cisto da soja (raças 1, 3, 5, 6, 9 e 14), destacando-se pela sua alta tolerância a chuvas na colheita.

BRSGO Luziânia - grupo de maturidade 8.5, com alto potencial produtivo, e há muitos anos no mercado devido à sua ampla adaptação ambiental e ótima arquitetura de planta, estabilidade de produção, e resistência aos nematóides formadores de galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica).

BRSGO 8660 - grupo de maturidade 8.6, com resistência ao nematóide do cisto (raça 3) e excelente potencial produtivo.

BRSGO Chapadões - grupo de maturidade 8.6, com resistência às raças 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9 e 14 do nematóide do cisto, moderadamente resistente a nematóide de galhas Meloidogyne incognita, com resultados preliminares que indicam bom desempenho também em áreas com presença de Pratylenchus brachiurus.

BRS Gralha - grupo de maturidade 8.8, resistente a pústula bacteriana, mancha "olho-de-rã", cancro da haste e vírus do mosaico comum da soja, com excelente potencial produtivo e estabilidade de produção.

BRS 252 [Serena] - grupo de maturidade 8.8, resistente a pústula bacteriana, mancha "olho-de-rã", cancro da haste e vírus do mosaico comum da soja, com excelente potencial produtivo, estabilidade e adaptabilidade, podendo ser plantada nas regiões do norte de Mato Grosso.

BRS Raimunda - grupo de maturidade 9.0, resistente a pústula bacteriana, mancha "olho-de-rã", cancro da haste e oídio. Possui também resistência aos nematóides formadores de galhas Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita (MR). Excelente material para abertura de áreas com estabilidade e adaptabilidade a todas as regiões do estado de Mato Grosso.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114