Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Sexta, 30 de setembro de 2011, 17h52
Valorização

Primeiro Assentamento de Deficientes do Brasil recebe apoio do Governo de MT



Banco do Brasil vai investir R$ 200 mil e governo do Estado construirá tanque para psicultura e perfurará poços artesianos (Foto: Marcos Negrini)

Redação 
com assessoria

Foi lançada na manhã de hoje a primeira Unidade de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável, no primeiro assentamento de deficientes físicos do país, o Nova Conquista, que vai envolver 25 famíliasm, em Cuiabá. Por meio do programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), o Banco do Brasil comprou a ideia dos próprios assentados e concedeu crédito e suporte técnico para o assentamento produzir hortaliças e criar galinhas. Por sua vez, o governo de Mato Grosso garantiu apoio ao projeto. 

 

O governador Silval Barbosa participou da inauguração desta unidade pioneira e garantiu apoio ao projeto, juntamente com a madrinha do projeto, a secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa.

A iniciativa pioneira é realizada em 2,2 hectares, onde cada família tem pelo menos um integrante com algum tipo de deficiência física. O governador destacou que este modelo vai oportunizar a inclusão social e criação de renda para portadores de deficiências. “Muitas vezes eles se sentem excluídos, queremos incluí-los na sociedade. Eles solicitaram o apoio o Governo do Estado e vamos oferecer”, afirmou.

Na ocasião, Silval sinalizou oferecer a estrutura para construir tanques de psicultura, outro meio de implementar a renda na comunidade, e ainda a perfuração de poços artesianos para solucionar o problema da água tratada.

A madrinha do Projeto, Roseli Barbosa garantiu que a Setas vai oferecer todo apoio necessário. “Vamos resgatar a auto-estima das pessoas e que vão viver com dignidade. Espero que este projeto sirva de exemplo para outros Estados”, afirmou.

Sonho - Deficiência não é obstáculo para esta comunidade que luta para viver em uma terra produtiva e dela tirar o próprio sustento. “Precisamos nos sentir úteis. Queremos fornecer hortaliças e carne de frango para creches e escolas próximas. O governo nos ajuda a realizar este sonho”, afirmou Cleiton Lisboa Miranda, presidente da associação do assentamento.

A horta e o local para criação de aves serão adaptados para os portadores de deficiência. Os canteiros serão suspensos e haverá espaço suficiente para passar uma cadeira de rodas. Conforme explica o presidente, as famílias estão há cerca de cinco anos no local, quando o governo do Estado construiu casas adaptadas.

A aposentada Elizabete da Silva mora no assentamento e contou que está muito feliz com o projeto. As mulheres do local já fazem artesanato e agora também vão receber apoio para confeccionar jóias de pedras semipreciosas. “Vamos trabalhar e ganhar dinheiro com a terra”, comemorou.

Parceria - O superintende Estadual do Banco do Brasil em Mato Grosso, Eloi Medeiros, explicou que serão construídas no assentamento sete unidades de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável para que as famílias trabalhem, com horta e galinheiro. O Banco do Brasil vai fornecer R$ 200 mil reais em forma de crédito para a comunidade.

O gerente Geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Santos Nogueira, disse que o Banco apoia iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. “Essa iniciativa pioneira no Brasil não tem como dar errado. Basta que as pessoas que aqui moram acreditem e estejam dispostas”, afirmou.

Participaram da inauguração o gerente Geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Santos Nogueira, o presidente da Associação Coxipoense de Deficientes, Wantoer Batista de Souza e secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114