Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Domingo, 16 de outubro de 2011, 11h47

Embrapa sedia reunião franco-brasileira de modelagem de plantas


Pesquisadores brasileiros e franceses vão se reunir em Campinas (SP), de 24 a 27 de outubro, para apresentar os conceitos, métodos e modelos relacionados ao enfoque estrutural e funcional da modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas.

Eles participam da 1ª Reunião Franco-Brasileira de Modelagem Funcional-Estrutural de Plantas (Functional-Structural Plant Modeling), abordagem conhecida como FSPM, que vem sendo desenvolvida há duas décadas por especialistas em biologia vegetal e modelagem computacional.

A modelagem estrutural e funcional é uma técnica bastante usada no estudo de espécies vegetais para fins agrícolas. Agrupa diversas combinações entre os modelos baseados nos processos ecofisiológicos - como alocação de carbono e transporte de água - e os modelos de arquitetura geométrica, que incluem o tipo biológico, a forma, a localização e a orientação no espaço etc.

O encontro será realizado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A organização é da Embrapa e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad).

Conta com apoio da Embaixada da França no Brasil e do Consórcio Internacional em Biologia Avançada (Ciba). Principal financiador do evento, o Ciba foi criado em 2007 para consolidar a colaboração científica entre a Embrapa e a Fundação Agropolis (Montpellier, França). A Fundação busca incentivar a pesquisa e a cooperação internacional de grupos franceses nas ciências agrícolas e no desenvolvimento sustentável.

A coordenação técnica é dos pesquisadores Gustavo Rodrigues, do Laboratório de Modelagem Agroambiental da Embrapa Informática Agropecuária, e Evelyne Costes, do Inra (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica) da França. “Nesse encontro vão ser demonstradas técnicas de modelagem aplicadas em diferentes espécies vegetais, como as culturas anuais de milho, soja e trigo, entre outras”, conta o pesquisador. “É uma excelente oportunidade para expandir a cooperação dos especialistas em modelagem de plantas com os da área computacional”, afirma.

Segundo o coordenador técnico, os principais objetivos da reunião são trocar experiências e reunir esforços para a elaboração de projetos de pesquisa conjuntos. Como exemplo de parceria, ele cita os estudos que visam obter espécies de café tolerantes ao estresse hídrico desenvolvidos na Embrapa Cerrados e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília), com a colaboração de vários pesquisadores franceses.

A programação do evento, aberto à comunidade científica mediante inscrição prévia, está disponível em http://www.cnptia.embrapa.br/content/fspm-2011-0.html. Todas as palestras serão proferidas em inglês. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3211-5749 ou correio eletrônico nco@cnptia.embrapa.br.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114