Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 17 de outubro de 2011, 11h59

Pesquisadores da Empaer participam do Congresso Nacional de Feijão em Goiânia


Com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do feijão e possibilitar atualizações aos profissionais da área e intercâmbio técnico-científico e cultural, começa nesta segunda feira (17.10), a 19ª Reunião da Comissão Técnica Central Brasileira de Feijão (CTCBF) e o 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participam do evento e apresentam resultados de pesquisa com o lançamento de novas cultivares e variedades que produzem em solos de baixa fertilidade.

O Congresso é realizado no Brasil a cada três anos, para discussão de temas relacionados à pesquisa, consumo, mercado, sistema de produção, melhoramento, fitossanidade, mecanização, irrigação, sementes e outros. Participam da reunião e do congresso os pesquisadores da Empaer, Valter Martins de Almeida, Maria Luiza Perez Villar e Marcílio Bobrof. Segundo Valter, foi analisado o melhor período para o cultivo do feijão da seca. Os dados apontam que a melhor época para o plantio é no mês de fevereiro e não nos meses de fevereiro a março, como era plantado anteriormente.

Durante a 19ª Reunião da CTCBF e Conafe mostram as novas cultivares de feijão - BRS Estilo e BRS Esplendor, de grãos tipo preto e o trabalho que é realizado em solos de baixa fertilidade para produção de feijão. “O trabalho que é executado há mais de 20 anos, tem a intenção de transferir tecnologia para os agricultores familiares”, esclarece Martins.

A pesquisadora Maria Luiza vai expor as tecnologias utilizadas para fortalecer os diversos sistemas de produção para a cadeia produtiva do feijão no Estado e assim obter a capacidade produtiva máxima dessas cultivares, menos exigentes em termos nutricionais, com menor custo de produção. A cultura do feijoeiro é conhecida como empobrecedora do solo e exige maior quantidade de nutrientes disponíveis a partir de 40 dias após a germinação. Plantas com uma boa fertilidade podem aumentar a produtividade, com isso, os pequenos produtores poderão utilizar variedades mais rústicas com baixa aplicação de fertilizantes no solo.

O evento é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Arroz e Feijão (Embrapa) com a finalidade de promover a participação efetiva das instituições, na elaboração e no aperfeiçoamento do plano integrado de pesquisa, viabilizar o debate técnico-científico de temas relevantes ao desenvolvimento e difusão de tecnologia do feijão para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. A 19ª Reunião acontece nesta segunda-feira, das 08h30 às 17h30, na Embrapa Arroz e Feijão. A partir das 20 horas terá início o 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal, na Universidade Federal de Goiás. O encerramento do Congresso será na quinta-feira (20.10).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114