Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 22 de novembro de 2011, 14h47

BASF lança Sistema AgCelence® Tomate durante o 5º Congresso de Tomate Industrial


Evento será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro em Goiás, maior produtor de tomate industrial no país

Entre os dias 23 e 25 de novembro o estado de Goiás recebe a quinta edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. O evento reunirá produtores, pesquisadores e empresas ligadas à cultura a fim de explorar novas técnicas de condução do cultivo, apresentar soluções e destacar a relevância do setor no Brasil e em outros países latino americanos. A BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do País, está entre os participantes e aproveitará a oportunidade do evento para lançar o Sistema AgCelence® Tomate.

O Sistema AgCelence® Tomate consiste na aplicação sequencial dos produtos fungicidas Cantus® e Cabrio® Top, como opção de manejo fitossanitário. A alternância entre os dois produtos auxilia no controle, manejo de resistência de fungos, proporcionando maior qualidade ao produto final. Estudos realizados comprovaram que os benefícios AgCelence® têm resultado em aumento de rendimento, melhoria na qualidade e na uniformidade do produto final.

O Estado de Goiás é, hoje, o maior produtor de tomate do país. A produção e industrialização do cultivo no cerrado goiano vêm crescendo e ganhando força desde os anos 80, fazendo com que o estado adquirisse o status de maior pólo agroindustrial de tomate não só do Brasil, como também da América Latina. Entre os anos de 2007 e 2010 o setor brasileiro de atomatados atravessou um excelente momento, apresentando um crescimento de 17%. A expectativa para os próximos anos é que este crescimento seja ainda maior.

O gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugenio Vieira, fala sobre a importância do encontro para a empresa e o setor: “Este é o principal evento dedicado ao cultivo de tomate industrial no Brasil. Nele, temos a oportunidade de nos relacionar com toda a cadeia produtiva, pesquisadores, produtores, fornecedores e com a agroindústria. É importante dividirmos nossas experiências, pois muito do que é discutido neste evento servirá de orientação para toda a safra” finaliza Eugênio.

O Congresso traz uma extensa programação incluindo mini-cursos, painéis, palestras e debates. Entre os palestrantes está o consultor técnico da BASF e produtor agrícola, Francisco Aliomar Albuquerque Feitosa, que abordará o tema “Tecnologia de aplicação – ações inseticidas”, específico para o cultivo de tomate. Além disso, a BASF apresentará outras soluções do seu portfólio, como os fungicidas Forum®, Polyram® DF e Acrobat® MZ e o inseticida Pirate®.

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer outros dois serviços oferecidos pela empresa, o Yield Max e o Digilab. Digilab auxilia na identificação precisa dos sintomas das principais doenças. Por meio de microscópio digital é feita a captura da imagem da planta, com aumento de até 200 vezes. Além disso, está acoplado a uma biblioteca virtual de saúde vegetal diretamente atrelada ao sistema para consulta e comparação das imagens capturadas. O serviço conta, ainda, com o suporte técnico de pesquisadores que compõem a comunidade Digilab por meio de chats e discussões. Já o Yield Max é uma ferramenta que funciona como estação de coleta de dados climáticos, que identifica, com antecedência, as condições propícias ao desenvolvimento de doenças no campo. No caso da cultura do tomate, monitora os problemas como a requeima e a pinta preta de forma preventiva. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114