Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quarta, 23 de novembro de 2011, 16h37

Embrapa apresenta tecnologias para a fruticultura em capacitação de técnicos


Nesta quinta e sexta-feira, o Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Fruticultura em Mato Grosso promove, em Sinop em Terra Nova do Norte, o módulo 2 da Capacitação Continuada de Técnicos que atuam com a fruticultura. Conduzido pela equipe da Embrapa Agrossilvipastoril, o curso irá apresentar e discutir tecnologias e conhecimentos visando à qualificação dos agentes de assistência técnica e extensão rural do estado.
Participam deste processo de capacitação cerca de 30 técnicos de todas as regiões matogrossenses, dentre representantes da Empaer, de prefeituras e de cooperativas. Neste segundo módulo eles acompanharão atividades teóricas e farão uma visita técnica a uma produção de maracujá.
No primeiro dia, o curso será realizado no Centro Tecnológico de Pesquisa da Empaer, em Sinop. A programação terá início com uma apresentação da metodologia de trabalho da capacitação e com uma avaliação de definição do perfil do grupo participante. Na sequência serão realizadas palestras técnicas sobre a experiência da Coopernova em comercialização de frutas, produção de polpa, comercialização de frutas, comercialização de frutas na merenda escolar e experiências com a comercialização de banana.
Já na sexta-feira, a capacitação ocorrerá em Terra Nova do Norte. Durante a manhã, na Câmara Municipal, serão realizadas palestras sobre a produção de maracujá em Mato Grosso e sobre a implantação de unidades demonstrativas. Para finalizar a programação deste módulo, os participantes farão uma visita técnica a uma área de produção de maracujá.

Capacitação Continuada

A capacitação continuada de técnicos da assistência técnica é uma metodologia de trabalho da Embrapa visando à transferência de tecnologias e conhecimentos gerados na empresa e por parceiros de modo a fortalecer a extensão rural em Mato Grosso. Para isso, foram formados grupos gestores em cadeias produtivas relevantes para o estado, como a do leite, da fruticultura, da olericultura, dos sistemas agroflorestais e da mandiocultura.
Além da Embrapa, o Grupo Gestor Capacitação Continuada da Fruticultura é composto pela Empresa Matogrossese de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria Federal de Agricultura de Mato Grosso, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-MT), Instituto Federal de Mato Grosso, Unemat e Secitec.

Serviço:
Módulo 2 da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Fruticultura
Dia 24/11 – 8h - Centro Tecnológico de Pesquisa da Empaer – Sinop-MT
(Estrada Ângela, Km 5. Alto da Glória)
Dia 25/11 – 9h - Câmara Municipal de Terra Nova do Norte (MT)
13h30 – Campo Experimental da Coopernova 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114