Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 25 de novembro de 2011, 22h43

Encontro discute mídia e ciência


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq promovem, com o apoio da União Europeia, o 4º Encontro de Mídia e Ciência no dia 29 de novembro, de 8 às 17 horas no Auditório José Irineu Cabral (Edifício Sede da Embrapa – Parque Estação Biológica, final Av. W3 Norte).

O evento, voltado a jornalistas, cientistas e estudantes de jornalismo, tem como objetivo discutir o estágio atual da divulgação científica no Brasil e a sua importância para a popularização da ciência.

Para isso, vai reunir profissionais de diferentes segmentos relacionados à divulgação da ciência no Brasil, incluindo representantes de grandes veículos de comunicação, de veículos especializados, do setor acadêmico e de assessorias de imprensa, entre outros. A ideia é promover a troca de experiências a partir das diferentes visões que esses profissionais possuem sobre a divulgação científica no país.

O evento vai apresentar também o panorama atual do jornalismo científico e da divulgação da ciência na Espanha com a palestra do Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil, Angel Landabaso.

Programa reúne palestras e sessões temáticas

A programação do 4º Encontro de Mídia e Ciência será aberta com palestras do Diretor-Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e do Presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

A parte da manhã continua com palestras do jornalista Salvador Nogueira da Sociedade Brasileira de Física(SBF) e do Conselheiro da União Europeia.

A tarde será dedicada a sessões temáticas sobre temas relacionados à divulgação científica no Brasil, como: o jornalismo científico no Brasil; as novas ferramentas de comunicação; assessoria de Imprensa e jornalismo científico e a mídia e o espaço para divulgação científica. Essas sessões contarão com a exposição de profissionais de mídia, assessorias de imprensa e universidades.

Segundo Ubirajara Jr., Chefe da Assessoria de Comunicação Social do CNPq, o evento será uma oportunidade para que profissionais de mídia e ciência do Brasil e do exterior discutam os rumos para o jornalismo científico. “Na verdade, essa já é a quarta edição do Encontro promovido pela Embrapa e eu tive a satisfação de participar de todos”, ressalta Ubirajara, lembrando que este ano o Encontro tem ainda outra característica especial: a comemoração dos 60 anos do CNPq.

Para mais informações, acesse: 4º Encontro de Mídia e Ciência

Confiram, abaixo, a programação completa do evento:

Manhã

8 às 8h30 - Recepção e credenciamento

8h30 às 8h45 - Apresentação do evento – Rose Lane Azevedo (Chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa – SECOM) (Brasília-DF)

8h45 às 9h15 - A Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação na Embrapa – Dr. Pedro Arraes - Diretor-Presidente da Embrapa (Brasília-DF)

9h30 às 10h - Jornalismo Científico e a Popularização da Ciência – Dr.Glaucius Oliva - Presidente do CNPq (Brasília-DF)

10h15 às 10h45 - Estágio atual da Divulgação Científica no Brasil -Salvador Nogueira- Assessor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Física(SBF)

11 às 11h30 – Jornalismo Científico e a Divulgação da Ciência na Espanha – Angel Landabaso – Conselheiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – delegação da União Europeia no Brasil (Espanha)

12 às 13h30 - Intervalo para almoço

Tarde

13h30 às 17 h - Sessões temáticas

1- As novas ferramentas de Comunicação e a Divulgação Científica
Expositor: Gustavo Sousa, Professor da Faculdade Projeção (Brasilia-DF)
Moderador: (a definir)

2 - Assessoria de Imprensa e Jornalismo Científico
Expositor: Ubirajara Jr., Assessor de comunicação do CNPq
Moderador: Lana Cristina – Empresa Brasileira de Comunicação – EBC (Brasília-DF)

3- O jornalismo Científico no Brasil
Expositor: Eduardo Geraque- Folha de São Paulo
Moderador: Fernanda Diniz, Jornalista Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF)

4- A Mídia e o espaço para divulgação científica
Expositor: Alexandre Gonçalves, O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Moderador: David Renault, Professor da UnB (Brasília-DF)

17 horas - Encerramento 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114