Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 06 de dezembro de 2011, 10h01

Embrapa e parceiros iniciam mais dois processos de capacitação continuada de técnicos em Mato Grosso


Nesta terça-feira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, como os governos federal e estadual, prefeituras e a Empaer, iniciam mais dois processos de capacitação continuada de técnicos que atuam na extensão rural em Mato Grosso. Em Alta Floresta, começa o módulo 1 da capacitação em Sistemas Agroflorestais (Safs) e em Sorriso está sendo realizado o primeiro módulo da capacitação da cadeia produtiva da piscicultura.

Ambos os cursos fazem parte do trabalho de transferência de tecnologia desenvolvido pela Embrapa Agrossilvipastoril em Mato Grosso. A iniciativa visa qualificar a assistência técnica e extensão rural no estado, apresentando novas tecnologias que possam ser adotadas em cadeias produtivas relevantes para o estado, como a do leite, da olericultura, da fruticultura, da mandiocultura, além da piscicultura e dos sistemas agroflorestais.

Por meio de processos de capacitação, busca-se a formação contínua dos técnicos, que poderão levar para dentro da sala de aula as dúvidas que surgem em seu dia-a-dia no campo. Simultaneamente, os participantes dos cursos ainda coordenarão Unidades de Referência Tecnológica, onde poderão colocar em prática o conhecimento adquirido. Estas Unidades ainda servirão como instrumento de trabalho para repassar as informações para outros técnicos e para os produtores que assiste.

Com a maior qualificação dos agentes da assistência técnica e extensão rural, espera-se possibilitar melhores condições para os mais de 140 mil pequenos agricultores de Mato Grosso, grupo que representa 74% dos estabelecimentos rurais do estado, segundo dados da Empaer.

Sistemas agroflorestais - A Capacitação Continuada em Sistemas Agroflorestais começou nesta terça e vai até quinta-feira, no Centro Cultural de Alta Floresta. Durante os três dias de curso serão realizadas palestras com pesquisadores da Embrapa, UFScar, Empaer e de instituições parceiras. Haverá ainda um painel técnico com apresentações de experiências com Safs e uma atividade prática de avaliação de arranjos agroflorestais.

Dentre os temas abordados durante este módulo 1 estão: Sistemas Agroflorestais: Princípios e aplicações para a Agricultura Familiar; Cacau em Sistemas Agroflorestais; Sistemas Agroflorestais em áreas de preservação ambiental para agricultura familiar; A capacitação como instrumento de divulgação e incentivo ao uso de tecnologias agroflorestais na Amazônia; Sistema Econômico para planejamento de arranjos agroflorestais: AMAZON SAF e Utilização do AMAZON SAF para avaliação de arranjos em desenvolvimento.

Piscicultura: Com duração de dois dias, a Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Piscicultura está sendo realizada no auditório da Nativ Pescados, em Sorriso. Este é o módulo zero do curso, pois buscará fazer a introdução do processo e um nivelamento do grupo participante.

Durante este módulo será feita uma apresentação da metodologia de trabalho da capacitação continuada e uma avaliação do perfil de entrada do grupo. Na sequência pesquisadores da Embrapa, da Empaer, da Sedraf e de empresas parceiras farão uma série de palestras que abordarão, entre outras questões, as Perspectivas e entraves à piscicultura; Anatomia e fisiologia de peixes de água doce; Princípios de qualidade de água; Cultivo e meio ambiente; Sistemas de cultivo de peixes; Princípios básicos de sanidade animal; Legislação ambiental para implantação de empreendimentos de piscicultura; Condições para implantação de projetos de piscicultura; Características de infraestrutura de viveiros escavados, açudes e tanques-rede; Nutrição de peixes; e Planejamento da produção de peixes.

Ao fim do módulo haverá uma visita técnica a uma unidade produtora de pescados e um debate entre os participantes para o levantamento de demandas para a sequência da capacitação.

Serviço:

Capacitação Continuada em Sistemas Agroflorestais – Módulo 1
06 a 08 de dezembro de 2011 – 8h – 17h30
Centro Cultural de Alta Floresta (MT)

Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Piscicultura – Módulo 0
06 e 07 de dezembro de 2011 – 8h - 17h
Nativ Pescados – Av. Attílio Fontana, nº 471 - Distrito Industrial Novo Tempo – Sorriso (MT)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114