Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 06 de dezembro de 2011, 17h01

Parceria entre Basf e Cooperativa vai beneficiar 6.700 alunos no Paraná


Castro (PR) –  A BASF e a Cooperativa de Castrolanda lançaram, na última quarta-feira, dia 30, o Atlas Ambiental de Castro. A ação ocorreu durante o calendário de comemoração de 60 anos da Cooperativa. Mais de 6.700 estudantes do ensino fundamental de escolas públicas (municipais e estaduais) do município serão beneficiados. O Projeto Educacional é gerido estrategicamente pela Fundação Espaço ECO (FEE) e fará parte da grade curricular em 2012 e 2013.

A utilização do Atlas Ambiental em sala de aula tem por objetivo auxiliar professores e alunos a entenderem história, geografia e temas socioambientais, levando em conta aspectos globais e, especialmente, os aspectos da região em que vivem, o que visa tornar o entendimento mais fácil.

No total, 36 escolas públicas da cidade receberão o Atlas, sendo 17 estudais e 12 municipais. A ferramenta destina-se aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 11 e 14 anos. A ação também conta com a participação de 40 professores da rede pública de ensino, que receberam uma versão exclusiva do Atlas com textos, imagens e sugestões de atividades, para auxiliá-los no planejamento das aulas, além de treinamento específico para sua utilização. “Um dos pontos positivos da iniciativa é a formação de docentes para que estes venham contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável em suas localidades e região”, afirma a diretora-presidente da Fundação Espaço ECO, Sonia Chapman.

O material didático é composto por imagens espaciais, obtidas via satélite, que revelam informações sobre as matas, os oceanos, os animais, a urbanidade, o clima, a cultura, a sociedade, a história e a política do Brasil e do mundo. Para o conteúdo pedagógico do Atlas Ambiental foram entrevistados especialistas de conceituadas instituições de ensino do país. De acordo com o gerente de serviços e sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Dieter Schultz, além da função didática, o material despertará o interesse dos jovens por outros temas: “Queremos despertar o espírito de cidadania e conhecimento sobre o tema sustentabilidade nos alunos. Um estudo minucioso das características ambientais da região de Castro foi feito e como resultado temos o Atlas”, argumenta Schultz.

Já a coordenadora de comercialização de sementes da Castrolanda, Andrea Toniolo Kubaski, afirma que a iniciativa trará benefícios únicos: “O Atlas Ambiental é um marco educacional e cultural que vai, definitivamente, enriquecer o conhecimento da juventude da região. Os mais importantes representantes do setor de educação da cidade aprovaram o conteúdo e validaram sua utilização. Todos estão empenhados em utilizá-lo da melhor forma possível. Além disso, investimos na capacitação dos professores. Este tipo de ação só é possível quando toda a sociedade acredita em uma iniciativa, como tem ocorrido com Atlas”, finaliza.

O Atlas Ambiental faz parte do Programa Mata Viva de Educação e Adequação Ambiental. O Mata Viva nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa, em Guaratinguetá (SP). A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Programa Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114