Cuiabá | MT 17/04/2024
Agro
Domingo, 18 de dezembro de 2011, 12h51

Grupo vai investir R$ 30 milhões em Confresa já no ano que vem


A última fronteira agrícola do Brasil começa a sentir os reflexos do agronegócio: no último sábado, em Confresa, uma das empresas mais conceituadas de Mato Grosso, a Grupal, anunciou um investimento de mais de R$ 30 milhões somene naquele município.

Os diretores do Grupo, Paulo Roberto Palhano e Hamilton Dauzacke, estiveram em Confresa onde forneceram detalhes dos investimentos. O Grupo já investe na região através do plantio de soja e pretende plantar mais 50 mil hectares na região. A empresa, que atua no setor da produção, também trabalha com a comercialização, esmagamento de soja com produção de farelos de soja e de biodiesel.

De acordo com o diretor Paulo Palhano, dois grandes investimentos serão feitos já no próximo ano: a construção de dois silos de armazenagem de grãos, um em Confresa e outro em Vila Rica, com capacidade de armazenagem de um milhão de sacas cada. "As obras terão início ainda em janeiro do próximo ano e terão capacidade de armazenamento para um milhão de sacas de soja. Após a conclusão deste projeto queremos dar andamento à implantação de uma fábrica de biodiesel na região", destacou.

Segundo ele, a região do Araguaia é uma das mais prósperas do estado e tem grandes oportunidades de crescimento. "Esta região do Araguaia está com tudo para acontecer, em breve será uma região como é a de Rondonópolis e Sinop, prova disso são os diversos grupos e empresas que estão vindo para a região", declarou.

Além de investimentos em plantio e armazenagem, a Grupal também estará gerando incentivo para a agricultura familiar na região. "A empresa tem o selo social e nosso compromisso é incentivar a agricultura familiar na produtividade; para isso vamos financiar o plantio para o pequeno produtor", explicou Paulo Palhano.

Segundo ele, os créditos serão analisados pelo histórico de cada produtor, a empresa vai fornecer os produtos necessários para a produção e o pagamento será feito em grãos. Só em Confresa existem 6 mil assentados que poderão buscar incentivos na empresa. "Nós vamos trabalhar em parceria com o grande, mas também com o pequeno produtor, assim a região vai se tornar cada vez mais forte no agronegócio", explicou.

Atualmente a empresa já gera na região do Norte Araguaia cerca de 250 empregos diretos. De acordo com os diretores, em três anos serão gerados mais de 1500 empregos diretos.

De acordo com o prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazzari, o município tem uma extensa área de terras pronta para o plantio. "Nós temos mais de 350 mil hectares prontos para serem plantados em Confresa, e boa parte desse montante é de pequenas propriedades que têm pastos degradados e podem ser tranquilamente transformados em áreas agricultáveis sem desmatar nenhum pé de árvore", explicou.

Em todo o Araguaia são mais de 3 milhões de hectares que estão nessas condições. De acordo com dados da APROSOJA existem em Mato Grosso 9 milhões de hectares prontos para produzir e desse total, 3 milhões estão no Araguaia, o que faz da região a última fronteira agrícola de Mato Grosso e do Brasil.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114