Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Domingo, 18 de dezembro de 2011, 20h32

Sementes de milho, feijão e hortaliças beneficiam famílias no Brasil Sem Miséria


Ao  realizar  na sexta-feira  (16) , a cerimônia Pacto Centro-Oeste, Seis meses do Plano Brasil Sem Miséria,  a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello  destacou as principais realizações do plano nesse período. São 26 estados e o Distrito Federal com ações em desenvolvimento voltadas à superação da extrema pobreza. Desde junho, o programa  já localizou 407 mil famílias em situação de miséria.

A   Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participa do Plano, e  em 2011,  realizou a  distribuição de  160 toneladas de sementes de milho e 80 toneladas de  sementes de feijão caupi e comum, além de 16 mil kits de sementes de hortaliças.  Já foram beneficiadas, até agora, 16 mil famílias  dos Estados da Bahia(território de Irecê e Velho Chico), Maranhão(território do Baixo Parnaíba), Minas Gerais(teritório de Serra Geral), Piauí(Território do Vale Guaribas e Pernambuco( território do Araripe). Juntamente com as sementes estão sendo entregues materiais didáticos.São 48 mil, entre folderes , cartilhas e circulares técnicas que  embasarão as ações dos agricultores e  agentes multiplicadores.

Para 2012, a previsão é que haja uma distribuição  de 600 toneladas de sementes de milho, 300 toneladas de feijão Comum e Caupi além de 60 mil kits de sementes de hortaliças  de modo a  beneficiar cerca de 60 mil famílias principalmente da região Norte e Nordeste.

Plano Brasil Sem Miséria

A participação da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria foi formalizada a partir da assinatura de dois Termos de Cooperação Técnica, um com o MDA e outro com o MDS. Os Termos, que compreendem ações para os anos de 2011 e 2012, preveem, além da distribuição de sementes, a capacitação de agentes de Ater e distribuição de material técnico e informativo, cartilhas, informes, Minibibliotecas e o programa de rádio Prosa Rural, que serão disponibilizados pela Embrapa para as famílias e os técnicos. Até maio de 2012 deverão ter sido atendidos 33 mil agricultores familiares situados no eixo da inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Nessa parceria, a Embrapa fornece a tecnologia e informação tecnológica; o MDS custeia o material didático e as sementes e o MDA, realiza a capacitação dos agentes de Ater e também financia as sementes. Segundo Andrade, as sementes distribuídas são de qualidade e origem genética, selecionadas nos programas de melhoramento da Embrapa ou recomendadas pela pesquisa. As variedades são oferecidas conforme as necessidades regionais. Com isso, além da melhoria na qualidade de vida, os agricultores estarão recebendo produtos de qualidade superior, sendo beneficiados pelos grandes avanços tecnológicos da agricultura brasileira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114