Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 28 de janeiro de 2012, 20h58

Governo incentiva e impulsiona produção de banana no Estado


A banana é uma das frutas mais utilizadas na culinária mato-grossense. Está presente em diversos pratos, verde ou madura, pode ser consumida 'in natura', na culinária em farofa, cozida, frita, doces ou ainda como aperitivo. O grande entrave enfrentado atualmente é que a maior parte da fruta consumida em Mato Grosso é importada de outros Estados. Para mudar essa realidade, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) está realizando diversas ações para estimular o plantio de mudas de bananas em todo o Estado através do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior programa do Governo do Estado voltado aos pequenos produtores, que visa resgatar a pujança da produção das décadas passadas.
No dia 1º de fevereiro, a Sedraf realizará a entrega de 56 mil mudas para quatro Consórcios: Alto do Teles Pires, Nascentes do Araguaia, Vale do Rio Cuiabá e Vale do Teles Pires, abrangendo 40 municípios do Estado de Mato Grosso. O local da distribuição será no Viveiro Centro-Oeste, em Várzea Grande. Na oportunidade estarão presentes os superintendentes dos Consórcios, prefeitos, lideranças comunitárias e autoridades.
O gestor da cadeia produtiva da fruticultura, Rodrigo Furquim, lembra que o Estado conta atualmente com uma produção de aproximadamente seis mil hectares, sendo que há 10 anos, a produção de bananas era em 60 mil hectares, ou seja, houve uma redução de 90% área de plantio devido à manifestação das doenças Sigatoka Negra e Mal do Panamá. Para incentivar o plantio, a Sedraf adquiriu cinco variedades de bananas resistentes e tolerantes a doenças sendo elas: Brs Tropical, Brs Princesa, Japira, Pacovã Farta Velhaco e Grande Naine.

O pacote de insumos agrícolas contempla 200 mil matrizes que serão distribuídas para os 15 Consórcios Intermunicipais, contemplando todos os 141 municípios do Estado, que encaminha diretamente para os viveiros municipais onde permanecem por alguns meses até terem resistência suficiente para ser entregues aos produtores rurais que vivem da agricultura familiar.

O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, ressalta que o percentual de importação precisa ser reduzido já que Mato Grosso tem todas as condições favoráveis para a produção. “A nossa expectativa é que o Estado aumente a capacidade de plantio para que possa produzir a fruta para atender a demanda interna e futuramente exportar não só a banana como outras frutas, legumes e verduras”, destaca Zé Domingos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114