Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Segunda, 30 de janeiro de 2012, 11h23

Fórum Global gera contribuições para Rio+20


O Fórum Global para Alimentação e Agricultura aconteceu em Berlim, na Alemanha, entre os dias 19 e 21 de janeiro, com a participação de ministros da agricultura de 64 países, que trocaram experiências sobre a questão de segurança alimentar mundial e de combate à pobreza, enfatizando o papel da agricultura com recursos limitados e o crescimento sustentável.

Foram definidas estratégias conjuntas para abordar os principais problemas e contribuir para o sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá será promovida no Rio de Janeiro, entre 20 e 22 de junho.

Esse encontro teve como objetivos definir a agricultura como parte fundamental no processo da Rio+20; encontrar respostas para o grande desafio de atender a crescente demanda mundial por alimentos; e combinar os planos de ação do G20 nesse sentido com o conhecimento de outros países.

Os principais temas discutidos foram: a tensa situação global de alimentos, a agricultura como chave para segurança alimentar, o acesso aos alimentos depende de uma distribuição justa, as soluções sustentáveis fazem sentido estrategicamente; e a tentativa de traçar um caminho político em direção a mais alimentos.

Os desafios destacados como mais importantes estão nas áreas de: disponibilidade de terra e conservação do solo; uso eficiente de água; métodos e recursos de produção sustentável; perda de alimentos; agricultura familiar; infraestrutura e urbanização; energia e matérias-primas renováveis; e inovações e investimentos – chaves para a gestão sustentável.

O Fórum foi encerrado com a necessidade de resposta para questionamentos como: Quais que soluções sustentáveis podem ser encontradas para o aumento necessário da produção agrícola? Como podemos disponibilizar as tecnologias tradicionais e inovadoras para o uso eficiente da água e do solo onde atualmente elas são mais necessárias? Onde precisamos aumentar os investimentos e intensificar os esforços de pesquisa e desenvolvimento?

O encontro terminou com o compromisso de uma série de medidas e intenções para solucionar os problemas mais urgentes, como a intensificação dos esforços para eliminar a fome e a desnutrição; a implementação de medidas para reduzir significativamente a perda de áreas agrícolas; e a intenção de colocar um foco maior em pesquisa agropecuária no desenvolvimento sustentável da produção agrícola, e de ampliar a cooperação internacional de pesquisa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114