Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Sexta, 10 de fevereiro de 2012, 18h57

Soja Livre apresenta opções de escolha para os produtores de MT


Possibilitar ao produtor ter a liberdade de escolha entre soja convencional e soja transgênica no momento de planejar a lavoura. Esta é a missão do Programa Soja Livre, que apresentou, nesta quinta-feira, em Sinop (MT), algumas alternativas disponíveis para os sojicultores matogrossenses. O dia de campo realizado na fazenda Vale do Verde faz parte da Terceira Temporada de Dias de Campo, que vem percorrendo todo o estado apresentando cultivares de soja livre desenvolvidas pela Embrapa e parceiros.

Durante o evento, os participantes assistiram palestras sobre o Programa Soja Livre, sobre o programa Soja Plus, da Aprosoja, mercado de soja convencional, controle de nematóides, classificação de sementes e manejo de cultura. Além disso, puderam acompanhar no campo as características e o desempenho de 20 cultivares de soja convencional.

Entre os materiais apresentados estão cultivares de ciclo tardio, médio e precoce, resistentes a nematóides de cisto de diversas raças, resistentes a nematóides de galha e tolerantes a pratilencus e rotilencus. Além disso, algumas cultivares apresentadas no evento possuem maior tolerância à chuva na colheita, garantindo a qualidade dos grãos.

Segundo o coordenador do Programa Soja Livre, Clóvis Albuquerque, o Programa não busca combater o uso da soja geneticamente modificada. O objetivo é o de manter a opção de escolha do produtor, garantindo maior oferta de sementes, competitividade, regulação do mercado e a redução da dependência de uma única tecnologia.

“Nós queremos manter a soja livre viva. Estamos aqui para manter a competitividade dela no mercado, fazendo com que o produtor tenha a segurança de fazer a livre escolha para obter o equilíbrio das duas tecnologias. As duas tecnologias têm de coexistir para que o mercado fique competitivo e saudável para o produtor”, explica.

No ano passado, uma das metas do Programa Soja Livre foi o de mostrar a competitividade das cultivares convencionais frente às variedades transgênicas mais utilizadas em cada região do estado. Os resultados demonstraram que todos os 18 materiais testados superaram ou tiveram níveis de produtividade semelhantes aos obtidos pelas variedades padrão.

“Os materiais têm apresentado altíssimos patamares de produtividade, batendo inclusive os padrões, ou seja, os materiais mais cultivados aqui no estado. E nós continuamos investindo fortemente no programa de melhoramento. Esperamos que todos os anos nós tenhamos novos materiais, cada vez mais produtivos e mais resistentes às principais doenças e nematóides”, afirma o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Catelan, que esteve no dia de campo em Sinop.

Este é o terceiro ano de atividade do Programa Soja Livre. Segundo Catelan, o processo se completa em médio e longo prazo, porém já é possível sentir os primeiros reflexos.

“Um Programa como este leva certo tempo para dar resultados, pois temos de fechar um ciclo desde o desenvolvimento dos materiais, da multiplicação das sementes, até isto efetivamente chegar ao mercado e ao produtor. Neste ano já tivemos grande avanço, principalmente na questão da disponibilidade de sementes para o produtor. Esperamos que no próximo ano isto seja ainda melhor”, afirma Catelan.

De acordo com estimativa do Programa Soja Livre, na safra atual as cultivares de soja convencional representaram cerca de 30% dos grãos cultivados em Mato Grosso, sendo que o percentual varia de região para região.

O produtor Ilson Redivo plantou parte de sua lavoura com soja livre. Segundo ele é essencial que os produtores utilizem também esta tecnologia.

“Nós não podemos ficar a mercê de uma única tecnologia. A soja livre tem de ser incentivada. Deve ser preservada. Além do diferencial de preço na comercialização, se você ficar só com a soja transgênica você fica vulnerável e na mão das empresas que exploram esta tecnologia”, disse o produtor.

Outros dias de campo

Depois de passar por Sinop, a Terceira Temporada de Dias de Campo do Programa Soja Livre continua seu tour por Mato Grosso. No próximo sábado, dia 11, será a vez de Sorriso. O evento ocorre na fazenda Itachin, na saída para Lucas do Rio Verde, após o posto policial.

Na próxima semana, Ipiranga do Norte sedia o evento no dia 14, Lucas do Rio Verde no dia 16 e Nova Mutum no dia 18.

Mais informações sobre o Programa Soja Livre no site www.sojalivre.com.br.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114