Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quarta, 07 de março de 2012, 21h14

Área de milho aumenta 38% em MT e alcança 2,42 milhões de hectares


Na reta final do plantio, os números do milho mostraram um cenário bem melhor do que se previa em Mato Grosso. De uma forma ou de outra, os produtores conseguiram semente para o cultivo do cereal -o que estava difícil. A área atingiu o recorde de 2,42 milhões de hectares.

Essa área supera em 10% o que se previa em janeiro e acaba ficando 38,4% acima da que foi plantada na safra 2010/11.

Os dados são do Imea(Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) que mostrou, ainda, uma boa evolução da produção.

Segundo Otavio Celidônio, superintendente do Imea, a safra 2011/12 deverá atingir 10,8 milhões de toneladas, 54% mais do que a de 2010/11.

A evolução da safra é boa, mas deve ser levada em consideração a base de comparação, diz Celidonio. "A safra do ano passado foi marcada por problemas climáticos."

O crescimento da produtividade não acompanhou o da área e o da produção. Os técnicos do Imea preveem 4.449 quilos por hectare, uma alta de 11,5% em relação aos 3.990 quilos obtidos em 2010/11.

As notícias são boas também para a soja. Os dados indicam área ainda maior do que se previa: 7,1 milhões de hectares, 10,3% acima da safra passada.

Esse aumento de área inibiu uma queda maior no volume total a ser produzido no Estado, que deverá atingir 21,95 milhões de toneladas, 6,7% mais do que na anterior. Em janeiro, previa-se produção total de 22,2 milhões de toneladas.

No balanço de custos e receitas, os produtores fecham a safra no azul, principalmente porque grande parte das vendas ocorreu em períodos de preços elevados, segundo Celidônio.

PIB O Produto Interno Bruto referente à agricultura, que subiu 3,9% no ano passado, sustentou a taxa média do PIB nacional, que foi de 2,7%. Os dados são do IBGE.

Sustentação José Maria Gasques, coordenador de planejamento estratégico do Ministério da Agricultura, diz que a alta reflete o bom momento de produtos como algodão, café, cana, milho e soja.

Melhora Na avaliação da Rosenberg Consultores, a evolução vem do ganho de produtividade e do aumento de área. Para este ano, a estimativa da consultoria é de alta de 2,6%.

Cana A produção deverá atingir 521 milhões de toneladas na safra 2012/13, segundo estimativas de Arnaldo Corrêa, da Archer Consulting.

Divisão Na avaliação da consultoria, a produção de açúcar deverá atingir 32,6 milhões de toneladas, enquanto a de álcool sobe para 22,3 bilhões de litros.

Consumidor de SP paga 6% a menos pelo álcool no ano

O setor de álcool vive um ano atípico nesta entressafra. Bom para o consumidor, que, nos dois primeiros meses do ano, pagou 6% menos pelo combustível, segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) referentes à capital paulista.

A alta de preços do combustível logo no início do segundo semestre do ano passado levou boa parte dos consumidores para a gasolina. O resultado foi estoque maior de álcool nesta entressafra, derrubando os preços.

Os valores médios praticados nos postos de São Paulo, que já haviam caído 1,7% em janeiro, recuaram 3,7% no mês passado, mostra a Fipe. A última queda de preços (2% no bimestre) do álcool em plena entressafra havia ocorrido em 2008. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114