Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 09 de março de 2012, 09h57

Turma de Barra do Bugres cria blogs para divulgar experiências


 

Um dos reflexos da modernização e da profissionalização no campo é o uso cada vez maior da informatização. Para saber qual a contribuição que a Tecnologia da Informação (TI) tem garantido ao setor rural, o programa Jovem Aprendiz Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Usina Barralcol, do município de Barra do Bugres (a 150 km de Cuiabá), promoveu uma oficina de TI. "Como parte desta oficina os jovens se dividiram em cinco grupos para desenvolveram blogs, onde podem compartilhar suas observações e ao mesmo tempo experimentar essa ferramenta de comunicação", explica uma das instrutoras do programa, Lilian Nascimento Campos.

De acordo com Cristiane Nascimento dos Santos, outra instrutora do Jovem Aprendiz Rural, para motivar os participantes do programa a movimentarem os blogs foi elaborada uma dinâmica que consiste em um concurso para escolha da capa de uma revista. Cada grupo desenvolveu uma arte que está sendo submetida ao crivo do público. A votação ocorre durante todo o mês de março e a arte preferida será a capa de uma revista sobre o programa. O material será impresso e distribuído para os Sindicatos Rurais do Estado.

Segundo as instrutoras o programa possui oito módulos. Além da oficina de TI, os jovens participam de oficinas de trabalho em equipe, de promoção à saúde, ética e cidadania, atendimento ao cliente, e ainda marketing e comercialização. "O objetivo é que os 24 jovens participantes do Programa tenham condições de ser tornarem microempreendedores no futuro", revela Lilian.

A estudante do segundo ano Estefani Ponce, 17, faz parte da turma do Jovem Aprendiz Rural da Barralcol. O padrasto e o irmão dela, que trabalham na usina, levaram a informação para casa e assim que soube do programa Estefani se interessou. "Meu sonho é fazer faculdade de Agronomia. Com o Jovem Aprendiz Rural já vou adquirindo conhecimentos sobre o meio rural. O treinamento tem sido muito bom", avalia.

Ela conta que antes da oficina não tinha idéia de como é a construção de um blog, mas agora já se considera uma blogueira. "Eu pretendo construir um blog só meu, divulgando minha experiência na Agronomia. Já imagino o blog falando sobre alguma descoberta da área", sonha.

Todo internauta pode participar da escolha da arte para a capa da revista. Para conhecer os trabalhos dos jovens aprendizes acesse: jpar-barra.blogspot.com; pjarbarradobugres1.blogspot.com; pjarbarradobugres.blogspot.com; aprendizruralbbugresturma1.blogspot.com; e pjovemaprendizruralbbu1.blogspot.com.

O Senar é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho. Ao lado de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114