Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 10 de março de 2012, 19h23

Nelore: Raça sinônimo de carne


 Durante todo sábado esta sendo realizado no Parque de Exposições Jonas Pinheiro a pesagem e diagnóstico de gestação dos animais inscritos na Expoinel MT – Exposição Internacional do Nelore de Mato Grosso. Um procedimento obrigatório e que avalia a evolução da raça nelore no que tange a caracterização do peso. “O que percebemos é que a cada ano a raça ganha mais peso, mais carne, uma carcaça mais apurada, e esse é o objetivo dessa raça que tem como foco principal a produção de carne, de proteína vermelha”, explica o técnico da BCZ, Feliciano Benedetti de Freitas, que acompanha todo procedimento de pesagem.

A pesagem é um dos itens de avaliação individual do animal que vai para a pista de julgamento e acompanha todo processo nas demais etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore. O animal vai participar de 8 exposições agropecuárias ranqueadas e passar pelo mesmo procedimento de avaliação. Os juízes irão observar a evolução de peso do animal, que tem como meta, sempre ganhar mais peso. “Esse procedimento de seleção da raça tem contribuído para o seu melhoramento genético e é indiscutível o retorno do investimento feito pelos produtores, visando melhores rendimentos de carcaça”, disse Benedetti.

Dos 400 animais inscritos, alguns não passam nessa primeira etapa de avaliação e são eliminados, já que cada categoria tem um peso mínimo para preencher as características ideais. A pesagem começou as 8 horas da manhã de hoje (10) e segue até o final da tarde deste sábado ensolarado. O procedimento é acompanhado por técnicos da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, que realiza o evento, da ABCZ, tratadores e produtores rurais. Amanhã (11), domingo, os animais que passaram nessa primeira etapa de avaliação, vão para a pista de julgamento enfrentar os criteriosos juízes.

A Expoinel MT é a primeira etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore 2012, sendo ao todo 21 exposições ranqueadas. A Exposição Internacional do Nelore MT começou no último dia 05 e segue 16 de março em Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O produtor este ano terá que participar de 08 delas para fazer a somatória dos pontos, sendo que 05 eventos são obrigatórios: Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso), Exposul (Rondonópolis) e Exponop (Sinop) . As outras 03 exposições ranqueadas são escolhidas pelos participantes.

O evento esta sendo realizado com alguns parceiros, entre eles a Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, o Sindicato Rural de Cuiabá, o Fabov – Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte, com patrocínio da Socil e Biogênesis Bagô. No site da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (WWW.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso e diversas informações da raça.


Programação Expoinel MT 2012
(05 a 16 de Março 2012)

Dia 10/03 – Sábado
08:00 hs - Inspeção e pesagem dos bovinos

Dia 11/03 - Domingo
08:00 - Inicio do Julgamento Nelore : Juízes: Marcelo Moura
Luiz Renato Tiveron
Rafael Mazão

12:00 hs - Leilão Virtual Nelore Lavrinha e Convidados - Fazenda Estrela da Serra
Programa Leilões MT – Canal do Boi

Dia 12/03 - Segunda-Feira
08:00 hs - Continuação Julgamento
20:00 hs - Leilão Nelore 4 Valetes Prenhezes - Faz. Abacaxi Quebrado - Grupo Camargo - Nelore Lavrinha - Nelore Curio
Buffet Leila Malouf – Programa Leilões MT – Canal Rural

Dia 13/03 - Terça-Feira
08:00hs - Continuação Julgamento
20:00 hs - Leilão Nelore 4 Valetes Fêmeas - Faz. Abacaxi Quebrado - Grupo Camargo - Nelore Lavrinha - Nelore Curio
Centro de Eventos da Acrimat – Programa Leilões MT – Canal Rural

Dia 14/03 - Quarta-Feira
08:00 hs - Continuação Julgamento
20:00 hs - Leilão Liquidação Elite Fazenda Santa Elina - 2º Etapa
Centro de Eventos da Acrimat – Programa Leilões MT – Canal Rural

Dia 15/03 - Quinta-Feira
08:00hs - Continuação Julgamento

Dia 16/03 – Sexta-Feira
07:00 hs - Saída dos Animais 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114