Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 20 de junho de 2012, 18h16

Conceitos de agricultura e sustentabilidade para mais de mil alunos de escolas estaduais de Franca


No mês em que o mundo está com os olhos voltados para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, e também quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, três unidades da Embrapa, localizadas no Estado de São Paulo, aproveitam a oportunidade para apresentar a 1.120 estudantes de escolas estaduais do município de Franca (SP) os conceitos de agricultura e sustentabilidade. A ação faz parte do Programa Embrapa Escola e é realizada no período de 18 a 22 de junho, com o apoio da Diretoria de Ensino Região de Franca.

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Instrumentação, Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos -SP), e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP) vão visitar alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II das cinco escolas selecionadas, de grande porte, distribuídas em diferentes regiões do município, e realizar palestras com a proposta de despertar nos alunos o interesse para a pesquisa científica, o desenvolvimento sustentável da agropecuária e também para as oportunidades profissionais do agronegócio. Os estudantes também vão receber cartilhas elaboradas pela Secretaria de Comunicação da Embrapa, enquanto cada escola receberá um kit com sete livros da coleção “Educação Ambiental”.

A Embrapa já desenvolve ações no município de Franca há vários anos, como dias de campo e Unidades de Referência em Agroecologia, que são áreas das propriedades agrícolas que servem para experimentação, validação, monitoramento, troca e disseminação de conhecimentos agroecológicos.

Embrapa & Escola

O Programa Embrapa & Escola surgiu em 1986, numa iniciativa da então Assessoria de Comunicação Social (ACS) – hoje Secretaria de Comunicação (Secom) – com a proposta de sensibilizar estudantes, principalmente do universo urbano, para a importância da pesquisa agropecuária e, por extensão, atingir os familiares e adultos do convívio dessas crianças e jovens. Dez anos depois, em 1996, devido à grande procura de estudantes e professores por informações sobre a pesquisa agropecuária, a iniciativa se consolidou em projeto, agregando seus resultados ao Balanço Social da Embrapa. O público-alvo do programa é composto por professores e alunos dos ensinos fundamental e médio.

Sob a coordenação da Secom, o Programa objetiva disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, bem como criar condições para que os estudantes possam refletir sobre a importância da contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional e as suas interfaces com a agroindústria e o meio ambiente. Em especial, ele visa reaproximar e fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural, conscientizar sobre a necessidade da preservação ambiental e difundir práticas que permitam uma melhor qualidade de vida.Em 2011, o total de alunos atendidos pelo Programa foi de 102.900, oriundos de 1.398 escolas e 1.703 palestras realizadas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114