Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 26 de abril de 2017, 21h07

Secretaria de Cultura realiza atividades de leitura e literatura


A Caravana da Transformação chega à região nordeste de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) estará presente com atividades de leitura e literatura. Nesta sexta-feira e sábado (28 e 29.04), no espaço da SEC dentro do Complexo Poliesportivo Gezil Araújo, acontecerão momento da leitura, oficina pedagógica, desenho e pintura no período da manhã. Já durante a tarde haverá oficina pedagógica sustentável com produção da boneca Emília. Ao longo de todo o dia há ainda distribuição de livros para públicos de diversas idades.

A equipe da SEC, no entanto, já está na estrada faz tempo e, desde o dia 18 de abril, vem percorrendo a região do Baixo Araguaia, vistoriando, fiscalizando, notificando e dando orientações quanto ao funcionamento das bibliotecas públicas.

Nestas visitas aos municípios que compõem essa região as situações mais comuns encontradas pela equipe são bibliotecas fechadas, lugares inadequados para receber uma biblioteca, profissionais não habilitados, funcionamento irregular e acervo em condições precárias de uso, ou seja, insalubres, segundo informou a bibliotecária Waldineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP).

Dos 22 municípios que compõem a região nordeste, 18 serão visitados pela equipe da SEC até o início de maio. Os trabalhos começaram por Canarana onde houve treinamento no sistema de gestão de acervo (Biblivre), ações culturais e oficina em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil com a equipe do SEBP.

As visitas técnicas com ações de vistoria e fiscalização aconteceram também em Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Querência, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Alto da Boa Vista, Luciara, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha e Confresa.

Nos próximos dias a equipe estará em Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte onde, além das ações de fiscalização e vistoria, chega com a Biblioteca Itinerante, distribuição de livros para os públicos adulto e infantil e oficinas sustentáveis e pedagógicas.

No início de maio vai até Nova Nazaré e, em seguida, o município de Água Boa, onde dará suporte ao processamento técnico do acervo.

Sistema de Bibliotecas

O Sistema Estadual de Bibliotecas está presente mais de 100 municípios mato-grossenses, representados por 154 bibliotecas públicas e comunitárias. Foi criado pela lei 10.218 de 26 de dezembro de 2014 para proporcionar à população bibliotecas públicas racionalmente estruturadas e favorecer a formação do hábito de leitura, estimulando a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do Estado.

O Sistema Estadual integra o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (Decreto 1.362 de 13 de outubro de 1981), e tem como atribuições o incentivo à criação e a integração das bibliotecas públicas nos municípios, bem como proporcionar cursos de capacitação e qualificação aos agentes de bibliotecas. Também é responsabilidade do Sistema Estadual favorecer a formação do hábito de leitura, o acesso gratuito ao livro e manter atualizado o cadastramento de todas as bibliotecas públicas, municipais e comunitárias do Estado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114