Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sábado, 29 de abril de 2017, 18h32

Vice-governador participa de eventos durante a Caravana da Transformação


Foto por: Rodolfo Perdigão
.

O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, está participando de diversas ações durante a Caravana da Transformação, promovida pelo Governo do Estado na região Norte Araguaia. Na manhã desta sexta-feira (28.04), o vice-governador participou da 9ª Dinâmica Empreendimentos e Empreendedores de Porto Alegre do Norte, com o debate ‘Fórum Político’. O evento, que é realizado pelo Sindicato Rural com o apoio de diversos parceiros, teve início na noite anterior (27.04), com o primeiro tema: ‘Fórum Agro - Desafios e oportunidades para o Agro nos próximos anos’.

Os debates reuniram autoridades e lideranças políticas, entre elas o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), Rui Ramos, o senador Cidinho Santos, os deputados federais Nilson Leitão, José Augusto Curvo “Tampinha” e Victório Galli, e o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho.

Foram discutidas diversas questões de interesse do setor do agronegócio, além de temas relacionados à educação, saúde e infraestrutura. “A Caravana da Transformação é uma marca consolidada no estado e a presença maciça de autoridades nesses eventos demonstra o reconhecimento desse trabalho. Esta é a 6ª edição da Caravana e, até julho de 2018, teremos mais oito edições deste evento que tem transformado a vida de muitas pessoas”, destacou Fávaro.

O ministro Blairo Maggi elogiou a Caravana e ressaltou a importância da 9ª Dinâmica. ”Fiquei impressionado com a organização. É uma atitude humanitária e que traz serviços essenciais para a população. Sei o grau de dificuldade para realizar um evento dessa natureza, ainda mais com a presença de tantas lideranças políticas. É muito importante ampliar a região agrícola do Araguaia e essas discussões fazem com que as lideranças se unam para contribuir com o desenvolvimento desses municípios. Cada um sai daqui com uma missão”, afirmou.

Para o governador Pedro Taques, ainda há muito para ser feito, mas o Governo tem se dedicado para atender as principais demandas dos municípios. “O Estado deve ir onde o cidadão está e temos nos esforçado muito para vencer todas as barreiras. Na saúde, por exemplo, temos sete hospitais regionais e precisamos de mais três. Nosso compromisso é construir uma unidade em Porto Alegre do Norte, entretanto, enquanto não estiver pronto, vamos encaminhar recursos para os hospitais de Confresa e também de Vila Rica”, garantiu ele.

Encontro com prefeitos

No período da tarde, o governador, o vice-governador e os secretários de Estado se reuniram com 15 prefeitos, nove vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos municípios da região do Araguaia. “Demos continuidade às discussões com os gestores públicos, recebendo demandas dos prefeitos e repassando informações das ações do Governo nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente, agricultura familiar, entre outras pertinentes ao Estado. A Caravana tornou-se um Governo itinerante, pois durante alguns dias o staff se muda para a região atendida”, explicou Fávaro.

Febre aftosa

Na tarde de quinta-feira (27.04), Carlos Fávaro participou da abertura oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, no município de Vila Rica (1.259 km de Cuiabá). O governador Pedro Taques também participou do evento e, junto com o vice, aplicou as primeiras vacinas nos animais. O lançamento foi realizado na fazenda Porongaba e também contou com a presença de diversas autoridades.

Para ele, a campanha é de extrema importância para preservar a sanidade do rebanho de Mato Grosso, que é o maior do país. “Vila Rica possui o sétimo maior rebanho bovino do estado e a realização da abertura oficial da campanha no município reflete o compromisso do Governo com a região do Araguaia. Somos exemplos no cuidado com a sanidade animal e estamos caminhando para um país livre de febre aftosa. Por isso, é importante continuarmos a fazer o dever de casa”, afirmou.

Durante o evento, o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, conhecido como “Netão”, destacou a importância da articulação do vice-governador para trazer o evento para o município. “Há dois anos, estamos tentando trazer esse evento para Vila Rica. Agradecemos muito o empenho do Fávaro e também da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat)”, disse ele.

O governador Pedro Taques ressaltou que a região do Araguaia, que já foi conhecida como “Vale dos Esquecidos”, tem recebido muitos investimentos e essa denominação já ficou no passado. “Estamos recuperando o tempo de esquecimento. Essa região tem recebido investimentos na área da saúde, educação, infraestrutura, agricultura familiar, entre outros. Inclusive, já anuncio que iremos reformar a sede do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) no município. Além desta unidade, pretendemos melhorar todas as unidades da instituição no estado”, informou.

A diretora técnica do Indea-MT, Daniela Soares, frisou que, a partir desta data, todos os produtores devem vacinar novamente o rebanho. “Pedimos a todos que não deixem para a última hora. Nesta etapa, inclusive, o produtor pode regularizar o seu saldo sem sofrer nenhuma penalidade. Esse é o momento de comunicar o número real existente na propriedade para o órgão de defesa”.

Neste ano, as etapas de vacinação contra febre aftosa foram invertidas em Mato Grosso, em função da dificuldade de manejo do rebanho no mês de novembro, período de maior incidência de chuva. Na primeira etapa, no período de 1º a 31 de maio, passa a ser obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense. A venda das vacinas está liberada em todas as revendas autorizadas pelo Indea, desde esta sexta-feira (28.04), em todo o estado.

Inauguração de escola militar

Logo após o lançamento da campanha do Indea-MT, a comitiva seguiu para a inauguração da Escola Estadual Tiradentes Cabo José Martins de Moura, no município de Confresa (1.160 km de Cuiabá). A unidade irá atender 180 alunos, do 7º ao 9º anos, nos períodos matutino e vespertino. A expectativa é de que no mês de agosto um novo prédio seja inaugurado, o que quadruplicará a capacidade da escola, projetada para 720 vagas.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, há muito tempo a região pedia por uma escola com este modelo de gestão. “Temos o orgulho de trazer a Confresa uma escola com metodologia diferenciada, com uma formação cidadã e humanitária”, disse. Na ocasião, também foi anunciada a construção de um Centro Integrado Escola Comunidade (Ciec) no município, orçado em R$ 12 milhões, cuja obra deverá ser entregue em 2018. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114