Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sábado, 29 de abril de 2017, 22h07

Reunião com prefeitos e vereadores fortalece diálogo com Norte Araguaia


Demandas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura foram apresentadas pelos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Norte Araguaia, nesta sexta-feira (28.04), ao governador Pedro Taques. A reunião ampliada ocorreu durante a Caravana da Transformação, realizada em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá).

Taques destacou que o Governo trabalha em parceria com os municípios e que, assim, o Estado já repassou R$ 600 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), sendo R$ 50 milhões só para os municípios daquela região. Estes recursos devem ser utilizados para melhoria das rodovias não pavimentadas e em pavimentação urbana.

O governador lembrou ainda o aumento nos repasses da merenda escolar e também do transporte escolar, muito importante para a região porque algumas crianças precisam percorrer mais de 100 km para chegar à escola. Além disso, ele ressaltou o compromisso do Governo de Mato Grosso com o pagamento das emendas parlamentares indicadas pelos deputados estaduais.

Para ele, o pagamento é essencial, por conta da importância das obras incluídas nas emendas, como pavimentação, praças, academias públicas, bibliotecas, quadras esportivas, entre outras ações. "A reunião com prefeitos da região já é uma tradição da Caravana da Transformação e nos ajuda a ter uma melhor visão de cada região para planejar melhor as ações do Estado e mostrar tudo aquilo que estamos realizando", disse.

O prefeito de Serra Nova Dourada, José Ocimar - Osemar, afirmou que percebeu um grande interesse do governador Pedro Taques em levar o desenvolvimento a todas as regiões. "O Governo demonstra isso ao cuidar das pessoas que estão com catarata e também quando faz reuniões para ouvir os anseios da sociedade. Isso faz do governador um grande homem. Da forma que ele vem conduzindo o Estado, precisa ter o apoio da sociedade", afirmou.

Também na reunião, o vereador de Luciara, Iago Campos, avaliou que a reunião foi importante por facilitar o acesso dos municípios ao Governo do Estado, pois o Executivo também ganha ao poder conhecer a realidade local. "Ao mesmo tempo em que temos a facilitação do acesso, o governador conhece a realidade local, o que facilita na hora escolher as ações prioritárias para cara cidade", destacou.

Já o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, comentou que o diálogo com os municípios sempre foi uma determinação do governador Pedro Taques. "É uma gestão participativa, expondo as possibilidades e, com transparência, mostrar tudo que foi feito e dialogando para entender as novas necessidades".

Marrafon ressaltou que a perspectiva é muito boa e que a acolhida da região ao novo modelo de gestão foi muito positiva. "As pessoas já percebem como que nossa gestão é democrática, o tanto que ela dialoga. Hoje mesmo eu tive a satisfação de ouvir de um professor da região de Confresa que ele nunca tinha conhecido um secretário de Estado de Educação e, nos últimos meses, ele já me viu duas vezes".

Participaram do encontro os prefeitos de Confresa, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Xingu, Vila Rica, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Luciara e Porto Alegre do Norte. Além dos vice-prefeitos de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e Luciara.

Também estiveram presentes mais de 50 vereadores de Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Nova Serra Dourada, Novo Santo Antônio, Canarana, São José do Xingu, Alto Boa Vista, Vila Rica, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114