Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Quarta, 03 de maio de 2017, 18h24

CGJ-MT leva 'Pai Presente' a Porto Alegre do Norte


.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso participou da Caravana da Transformação com diversas atividades e o projeto “Pai Presente” foi uma delas. A Corregedoria-geral da Justiça levou a ação para o Ginásio Gezil Araújo Rodrigues, em Porto Alegre do Norte (1125 km a nordeste de Cuiabá).

Das 23 audiências agendadas para o último dia 28 foram realizados 10 exames de DNA, sete reconhecimentos espontâneos, dois reconhecimentos pelos avós, duas audiências não agendadas e seis não comparecimentos.

Resultado positivo, de acordo com a assistente social da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Nadir dos Santos Nadaf. “Fazemos uma avaliação positiva desta edição do projeto porque o objetivo foi alcançado, que é atender cidadãos, principalmente crianças, dentro desse contexto de ter o nome do pai no registro de nascimento”, acrescentou a assistente social.

A profissional lembra ainda que a efetivação do nome paterno no registro é importante não só civilmente, mas também pela questão psicológica e financeira. “A partir desse reconhecimento surge também a questão da pensão alimentícia, dá o direito à mãe de recorrer para ter essa ajuda na criação do filho”, destacou Nadir.

Há três anos, a dona de casa Vera Lúcia Pinheiro da Silva luta para ter o nome do pai, já falecido, no registro de nascimento da filha. “Foi uma oportunidade muito boa. Estou muito feliz porque agora tudo vai ficar mais fácil”, falou emocionada. A criança foi reconhecida pela avó Antônia Madalena de Oliveira.

“Achei a iniciativa muito importante, só tenho a agradecer. Fiquei muito satisfeita por conseguir resolver essa situação”, comemorou Antônia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114