Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 04 de maio de 2017, 19h26

Pais e responsáveis do Norte Araguaia são capacitados pelo Proerd


A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) formou 109 pais e responsáveis por crianças e adolescentes do município de Porto Alegre do Norte, Confresa e Canabrava do Norte no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O projeto foi aplicado em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Estadual, durante a 6ª edição da Caravana da Transformação realizada no município de Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá), no final do mês de abril.

Segundo a instrutora, cabo PM Ana Paula, o Proerd vem somar com as escolas e a comunidade por meio de orientação e conscientização, pois é uma atividade educacional preventiva. Além disso, ela avalia que é mais um fator de proteção desenvolvido pela PM para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e mais segura.

“O Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas (NIDA), um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o Proerd como um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas”, reforça a cabo.

Em Mato Grosso, até dezembro de 2016, 289 mil crianças, adolescentes e pais já foram formados no programa. O material de apoio fornecido (livro do estudante) para crianças e adolescentes aborda fatos sobre drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, tomada de decisão, resistência ao bullying e valorização à vida.

A cabo explica que o conteúdo curricular do Proerd para pais e responsáveis consiste em cinco lições (com carga horária de 20 horas-aula) que se concentram em fornecer informações relevantes sobre drogas, violência e aptidões de como orientar, técnicas de resistência, dramatização da resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e de risco, habilidades de supervisão adulta sobre os filhos, e comunicação eficiente. “Durante o curso, eles aprendem maneiras por meio das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos”, conta.

O curso foi encerrado com a formatura e entrega dos certificados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114