Cuiabá | MT 17/04/2024
Interior de MT
Sexta, 05 de maio de 2017, 12h25

Porto Alegre do Norte implanta Projeto Padrinhos


.

Porto Alegre do Norte (a 1.125km de Cuiabá) é a 24º comarca de Mato Grosso a implantar o Projeto Padrinhos. O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (4 de maio), no Lar Cantinho da Esperança, e contou com a participação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. “Essa é a minha primeira solenidade de implantação do Padrinhos enquanto corregedora. Espero que tenhamos muitas ao longo da gestão, afinal, abençoada é a comunidade e o cidadão que olham para o próximo”, afirmou a corregedora durante o evento.

O Padrinhos é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), que visa envolver a sociedade e incentivar aqueles que não têm interesse na adoção ou guarda a contribuir para um futuro melhor das crianças (acima de 7 anos) e adolescentes acolhidos. Ele foi instituído em 2008 com o objetivo de oferecer melhores condições ao desenvolvimento infantojuvenil, como forma de minimizar sofrimentos causados pela falta do convívio familiar e comunitário.

O lançamento em Porto Alegre do Norte foi organizado pelo juiz Daniel de Sousa Campos, da 1ª Vara, que tem a competência de processar e julgar os feitos relativos à infância e juventude. O magistrado disse ser uma honra receber a desembargadora corregedora na comarca e ressaltou que o projeto é “mais um instrumento para se colocar em prática os princípios postulados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o da proteção integral”. O juiz disse ainda que acredita na participação da sociedade, que muitos já demonstraram interesse em apadrinhar e que a comarca oferece condições favoráveis para que o projeto seja plenamente executado.

Representando o Poder Executivo municipal, a vice-prefeita da cidade, Terezinha Rodrigues, parabenizou o Judiciário pela iniciativa. “O Projeto Padrinhos certamente trará mais qualidade de vida para os jovens beneficiados. E como o nosso município é bastante acolhedor, acreditamos que teremos muitos apadrinhamentos aqui”, argumentou. Beatriz Cardoso da Silva, da Associação Institucional de Acolhimento e responsável por administrar o lar, também defendeu o sucesso do Padrinhos. “Esse é um momento especial para os que vivem aqui e acredito que o projeto será lindo. Vamos batalhar para que ele aconteça e beneficie nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A corregedora Maria Aparecida Ribeiro destacou a importância de um lar estruturado e do amor familiar na vida das pessoas. “Para aqueles que foram afastados da família biológica por motivos diversos, ser acolhido em um lar com tanto amor, como ocorre no Cantinho da Esperança, é uma dádiva. E é disso que essas crianças e adolescentes precisam, de carinho, amor, atenção e de alguém para segurar na mão quando tiverem com medo ou com frio. O projeto Padrinhos vem para ajudar as pessoas dispostas em colaborar com a instituição e auxiliar na formação de jovens para o futuro”, enfatizou.

A solenidade contou com a participação do juiz auxiliar da CGJ-MT Aristeu Dias Batista Vilella, do juiz da 2ª Vara de Porto Alegre do Norte, Marcos André da Silva, do defensor público Guilherme Ribeiro Rigon, da secretária Municipal de Assistência Social, Valdirene do Nascimento, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Lino Marinho, da secretária de Assistência Social de Confresa, Leidiane Freitas, e de conselheiros tutelares e representantes dos centros de referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de Assistência Social (Cras).

A instituição – A nova sede do Lar Cantinho da Esperança foi inaugurada na semana passada. A instituição acolhe atualmente cinco crianças e seis adolescentes, incluindo um grupo de quatro irmãos. A unidade atende os municípios de Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Confresa e São José do Xingu. Os recursos são provenientes das prefeituras, de doações da sociedade e do Poder Judiciário Estadual, por meio da destinação de valores arrecadados com penas alternativas.

Antes do lançamento do Padrinhos, a corregedora Maria Aparecida Ribeiro e o juiz auxiliar Aristeu Vilella conheceram as instalações do lar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114