Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Domingo, 14 de maio de 2017, 17h38

Sesc Pantanal realiza encontro de artesãos em Poconé


Toda a diversidade do bioma Pantanal e a rotina do ribeirinho são exaltadas no 2º Encontro Sesc Pantanal de Artesãos. Realizado até o dia 31 de maio na Unidade do Sesc em Poconé, o encontro evidencia o valor histórico de processos tradicionais do feitio manual, as riquezas artesanais do município localizado a 100 quilômetros de Cuiabá.

O Sesc Poconé contempla o público visitante com ampla programação que reúne mostra de livros, filmes, oficinas, palestras e exposições. No centro dos trabalhos expostos, a experiência vivenciada pelo artesão com a comunidade que o cerca. A sustentabilidade também entra em pauta. Para apresentação do tema, o Sesc Pantanal traz a Poconé o case de sucesso da plataforma MALHA.

Diretamente do Rio de Janeiro, os empreendedores Herman Bessler, Daniela Sabbag, Ana Wambier e Andre Carvalhal deram início, em 2016, a uma série de atividades que integram o conceito de comércio justo, produção local, economia colaborativa, sustentabilidade e tecnologia tendo a moda como pilar do projeto. O publicamente reconhecido MALHA apresenta uma nova concepção de moda sustentável que estimula o pensar e produzir de maneira mais justa e sustentável. Os líderes empreendedores apresentam o trabalho no próximo dia 17 de maio, quarta-feira.

A conexão Rio-Poconé, aparentemente casual, tem razão de ser: promover a identificação e a valorização da comunidade local, poconeana, e regional, mato-grossense, com a expressão artística dos artesãos do Pantanal. Para o Sesc Pantanal, essa plataforma de interação, ancorada em eventos dirigidos ao segmento e ao mesmo tempo abertos ao público, valoriza a arte popular, dentro do conceito mundialmente propagado de patrimônio cultural.

“Ao passar por cases nacionais e virar os holofotes para a arte pantaneira, a programação do 2º Encontro Sesc Pantanal de Artesãos coloca no primeiro plano de grandeza cultural uma arte aparentemente singela a olhos incautos, mas que é carregada de simbolismos e tradições regionais que reavivam a riqueza da terra, do povo e de sua forte história. Essa é a maior contribuição que pretendemos ofertar neste e em outros eventos já programados para 2017: A valorização do que é daqui, desse grande patrimônio mundial chamado Pantanal”, destaca Christiane Caetano, Supervisora do Sesc Pantanal.

O 2º Encontro Sesc Pantanal de Artesãos integra as comemorações dos 20 anos do Sesc Pantanal. A programação completa e os serviços e atrativos turísticos podem ser conferidos no site www.sescpantanal.com.br.

Identidade – A exposição Identidade - Cimento e Arte traz elementos da comunidade de Poconé, revelando ao público, em forma e figura, o cotidiano e a sensibilidade do ribeirinho em peças moldadas com o elemento comumente utilizado na construção civil.

Responsável pelas obras, o escultor e artista plástico Fernando Bessa funde sua trajetória com a comunidade de Poconé. Conhecido do público local, Bessa é responsável por obras executadas em grandes dimensões. Entre elas se destaca os tuiuius gigantes que emolduram o Portal do município, cartão-postal de recepção aos visitantes.

Sobre o Sesc Pantanal – O Sesc Pantanal celebra no ano de 2017 uma trajetória de 20 anos de trabalho consolidado de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico em Mato Grosso, tendo como principal unidade de atuação a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Além da RPPN, integram o Sesc Pantanal o Hotel Sesc Porto Cercado; o Parque Sesc Baía das Pedras; o Sesc Poconé; e o Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste e com acesso pelo polo turístico de Bom Jardim (Distrito de Nobres).

PROGRAMAÇÃO 2º ENCONTRO SESC DE ARTESÃOS

Exposição Identidade - Cimento e Arte por Fernando Bessa
Visitação: 02 a 31/5 - segunda a sexta, das 8h às 18h
sábado e domingo 9h ás 17h

Mostra de livros com o tema - Arte, Artesanato e Gastronomia
De 02 a 31/5 - segunda a sexta, das 8h às 18h,
sábado e domingo, das 9h às 17h

Oficinas

De 08 a 12/5, das 8h às 11h e das 14h às 17h
. Bonecos de pano
. Cadeira de balanço de urumbeba
. Pintura em camisetas - tema Pantanal
. Bichos do Pantanal em madeira


Palestras

15/5 segunda-feira, às 14h

O trabalho artesanal com materiais recicláveis, com Dillamar Coutinho

16/5 terça-feira, às 14h

Alternativas para tempos de crises, vencendo com criatividade, com Beatriz Viana

17/5 quarta-feira, às 14h

Apresentação do trabalho realizado pela rede da MALHA (RJ), que conecta criadores, empreendedores, produtores, fornecedores e consumidores.

Exposição Artesanato Pantaneiro

De 15 a 18 de maio, das 8h às 18h 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114