Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 26 de maio de 2017, 17h58

Presidente do TJMT instala nova vara em Sorriso


.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, inaugurou a Segunda Vara Criminal da Comarca de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), nessa sexta-feira (26 de maio). Com esta comarca, o presidente conclui a instalação das cinco varas criminais aprovadas pelo Tribunal Pleno no dia 20 de abril.

“Se estou como presidente do Tribunal de Justiça, eu preciso encontrar soluções. Não vou esperar que as pessoas venham me cobrar. Eu tenho plenas condições de saber o que é necessário, então eu devo ter um plano de gestão, ir lá e atuar, ainda que seja cirurgicamente, pontualmente, mas eu tenho esse dever. Estou aqui tentando cumprir o meu dever, que é de melhorias do serviço jurisdicional”, discursou o presente na solenidade.

O juiz diretor do Fórum de Sorriso, Jacob Sauer, falou sobre a importância da atuação do Judiciário não só na questão condenatória que envolve a criminalidade; ele observou a ação preventiva que deve ter adotada pelas instituições públicas a fim de busca a pacificação social.

“Não podemos nos contentar com a condenação de um usuário de drogas que comete um crime ou de um indivíduo que agride a companheira quando ingere bebida alcoólica. Precisamos trabalhar não só voltados a um crime que passou, mas sim a evitar que novos crimes ocorram”, pontuou.

O magistrado agradeceu a atenção da alta administração do TJTM e afirmou que “temos a convicção de que, revigorados, com a melhora da nossa estrutura, a Instituição Poder Judiciário continuará contribuindo para que Sorriso seja sempre modelo de progresso econômico com justiça e paz social”.

A comarca possui aproximadamente 6.800 processos criminais, que serão divididos entre as duas varas. O juiz Glauber Lingiardi Strachicini, da Comarca de Nova Ubiratã, responderá pela Segunda Vara Criminal de Sorriso até que outro magistrado seja designado.

Participaram da solenidade os juízes Paula Saide Biagi Casagrande, Silvia Renata Anffe Souza, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, Érico de Almeida Duarte, Glauber Lingiardi Strachicini e o juiz auxiliar da presidência Tulio Duailibi Alves Souza; o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o presidente da Câmara Municipal, Fábio Gavasso, a promotora de Justiça Fernanda Vieira; o defensor público Marco Aurélio Saquetti e a presidente da 17ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorriso, Cláudia Pereira Braga Negrão.


OAB – Na visita ao município, o presidente Rui Ramos se reuniu com advogados inscritos na subseção para ouvir as demandas deles e promover o diálogo. Dentre os assuntos tratados, os advogados pediram a designação de um juiz auxiliar para a 2ª Vara Cível e a manutenção da juíza Silvia Renata na 1ª Vara Cível, a fim de melhor o fluxo processual da comarca.

“A reunião foi muito satisfatória. Sentimos no presidente o compromisso de atender as varas do interior, essa estruturação funcional e física dos fóruns. Nosso diálogo com ele foi muito proveitoso”, afirmou a presidente Cláudia Negrão.

Novo Fórum – O desembargador presidente conheceu o terreno do novo fórum que será construído em Sorriso. A edificação será erguida em um terreno com 16 mil metros quadrados, localizado no loteamento Parque dos Poderes, que também concentrará a Câmara Municipal e a Prefeitura.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Djoni Demozzi, foi apresentado ao presidente um projeto de 6.137 metros quadrados que abrigará dez varas, com a possibilidade de ampliação para mais quatro varas. Este projeto considerou o programa de necessidades do fórum local e as considerações e sugestões feitas pelo presidente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114