Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 12 de junho de 2017, 19h17

Arquivo Público encanta gerações com exposição 'Mato Grosso em Documentos'


.

Olhares atentos de moradores da Região Norte do Estado, que foram à sétima Caravana da Transformação, em Alta Floresta (803 km distante da Capital), puderam ver os painéis da exposição ‘Mato Grosso em Documentos’, da Superintendência de Arquivo Público da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Apresentações interativas com fotos, mapas de população, entre outros documentos históricos mostraram fragmentos do desenvolvimento de Mato Grosso e da região de Alta Floresta.

Aos 69 anos, o aposentado Diogo Lourenço Lozano, morador de Alta Floresta, aproveitou que veio até a caravana para fazer o procedimento de retirada da catarata dos olhos e fez uma viajem no tempo enquanto observava a exposição do Arquivo.

“Eu ando por esta região desde os 13 anos de idade e vi isso aqui crescer. Já vi essa cidade ter mais de 120 mil habitantes na época do garimpo. Eu vi essa cidade aqui começar. Era desse jeito que tá aí [aponta para a foto da cidade de Vera, tirada em 1973]”, disse o aposentado.

O aluno da Escola Estadual Ludovico da Riva Neto, localizada em Alta Floresta, Sérgio Felix, de 14 anos, conta que aprovou a exposição, principalmente a atividade interativa em que foram apresentados dados históricos regionais em dois televisores. “É novidade pra mim, muitas coisas que eu não sabia estou aprendendo agora”, afirma.

Exposição

Esta é a primeira vez que a Caravana recebe a exposição, cumprindo assim a missão da instituição de tornar públicas informações históricas através de documentos, conta a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva.

"Estamos trazendo para a Caravana uma exposição que dá acesso para a população a diferentes tipos de documentos como manuscritos e fotos, que contam um pouco dos marcos históricos dos quase 300 anos de memórias que temos sob a guarda do Arquivo. Uma oportunidade única para quem mora distante da capital conferir um pouco da história do nosso estado", explica a superintendente.

Segundo a gestora do Arquivo, foram expostos mapas de população para mostrar como era a ocupação do território. Cidades como Vila Bela da Santíssima Trindade, Cuiabá e até¿ a ocupação da região de Alta Floresta tiveram destaque na exposição. Documentos como fotografias, recortes de jornais que mostram o caminho que foi feito a partir da construção das rodovias. Também foi apresentado o ‘Jornal de Hontem’, um produto em que os historiadores do Arquivo Público analisam fatos referentes ao mês corrente em periódicos do passado.

Arquivo Público

A superintendência do Arquivo foi fundada em 1896, durante o governo de Antônio Correa da Costa e guarda documentos desde 1713 até os dias atuais. Ocupa papel de destaque em Mato Grosso enquanto gestora dos documentos permanentes e de valor histórico produzidos pelo Poder Executivo Estadual.

O órgão tem duas funções: preservar e facilitar o acesso aos documentos históricos e de valor probatório para a administração, bem como acompanhar e implementar a política estadual de gestão de documentos.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114