Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Segunda, 17 de julho de 2017, 20h02

Querência recebe 14º Festival Nacional de Arte e Tradição


Entre os dias 19 e 23 de julho o município de Querência recebe a 14ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição (Fenart), além do 18º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e a 8ª edição dos Jogos Tradicionalistas. Os eventos, que contam com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura por meio de emendas parlamentares, são uma realização da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso e CTG Pousada do Sul.

O Fenart inclui apresentações e a disputa de um conjunto de provas de danças, canto e declamações típicas da cultura gaúcha. Além disso, haverá o Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, que consiste em provas campeiras de rede e laços, bem como os Jogos Tradicionalistas, onde ocorre a disputa de um conjunto de modalidades esportivas como bocha, bolão, tava, tetarfe, truco cego, truco de amostra, bocha campeira e bocha 48.

Essa é a primeira vez que Mato Grosso sedia o evento nacional que deve reunir cerca de 10 mil pessoas, trazendo retornos positivos para a economia e turismo da região do Vale do Araguaia.

As competições contam com a presença de equipes de vários estados representando vários CTGs que se classificam em festivais regionais por um período de dois anos e finalizam a disputa no festival nacional. As equipes premiadas recebem troféus e medalhas.

Os eventos tradicionais gaúchos foram criados para difundir e manter viva a cultura sulista por meio de danças típicas com a invernada artística e as danças de salão, e ainda a culinária, indumentária ou traje típico (a pilcha) e a história. O festival também busca fortalecer a identidade de um povo, cultivando suas tradições e transmitir aos mais jovens valores como educação e disciplina. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114