Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 08 de agosto de 2017, 09h31

Governador participa da entrega veículos para Indea durante abertura da Exposul


O governador do Estado, Pedro Taques, e o vice-governador, Carlos Fávaro, participaram, nesta segunda-feira (07.08), da abertura da 45º Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso. Na oportunidade, o governador e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, fizeram a entrega de 38 veículos ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). As unidades ajudarão no reforço da fiscalização da atividade rural em todo estado.

Além disso, o convênio do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possibilitou ainda a entrega de 241 computadores, 476 cadeiras, 250 mesas, 39 condicionadores de ar e 77 aparelhos de GPS. Dez veículos já saíram do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias direto para as unidades do Indea em Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Rondonópolis, Guiratinga, Pedra Preta e Tesouro.

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, destacou que quando assumiu o órgão, em janeiro de 2015, percebeu três desafios que, segundo ele, vêm sendo superados. Primeiro, foi o aporte de investimentos com veículos e estruturas prediais, depois questões ligadas ao sistema do órgão e, em terceiro, a dotação orçamentária.

O primeiro vem sendo superado pelo convênio do Governo com o Mapa e com o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase). O investimento de R$ 6 milhões, em parceria com o Mapa, possibilitou a aquisição de 125 veículos e aparelhos para a reestruturação do órgão. O outro convênio prevê repasses de R$ 9,5 milhões, que vão possibilitar a reforma de diversas unidades do Indea.

Quanto ao sistema, o presidente assegurou que nos próximos meses a Guia de Transporte Animal (GTA) será totalmente online. Por último, a dotação orçamentária também está sendo trabalhada, com a equipe de planejamento do Governo.

O governador Pedro Taques ressaltou que o Estado tem a exata compreensão da importância da defesa animal e vegetal para Mato Grosso. Por conta disso, faz maciços investimentos no Indea, o que possibilitou a renovação de mais de um terço da frota e viabilizará a reforma de todas as unidades do órgão.

Taques disse que, mesmo na crise, o momento é importante para fazer fortes investimentos que sejam estratégicos para o Estado. Também criticou a burocracia do País na realização de licitações e outras questões que paralisam o trabalho do Executivo. "Estamos fazendo o dever de casa para que Mato Grosso possa superar essa chuva, que é a crise econômica nacional. A crise passará e nós sairemos dela fortalecidos", disse.

Maior feira

O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Ailon Gonçalo de Arruda, destacou o desafio de cuidar de uma feira com a envergadura da Exposul. Segundo ele, o trabalho foi intenso e contou com a participação efetiva do setor produtivo e das empresas nacionais e internacionais que compraram espaços para apresentar os produtos.

O governador disse que a feira é um reflexo da força do setor produtivo em Mato Grosso. "A feira mostra que estamos no caminho certo. Quero parabenizar a administração do Sindicato Rural. Como sempre, o estado de Mato Grosso é um exemplo em eventos como este que trazem diversão, negócios e tecnologia para a região", afirmou.

O ministro Blairo Maggi afirmou que a feira é importante para o agronegócio, e também para a política. "Além de uma amostra da agricultura, também tem a política local, com as pessoas que se envolvem, se doam pelo evento. Então, esta é a comemoração do agro e da política juntos", disse.

Também participaram do evento os senadores Cidinho Santos e José Medeiros, os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia, além do deputado estadual Nininho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114