Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Segunda, 14 de agosto de 2017, 15h06

Ato público em Colniza mobiliza toda a cidade contra as queimadas


Durante todo o sábado (12/08) a população de Colniza (1.120 km de Cuiabá) pôde participar do ato público convocado pelo Corpo de Bombeiros do Município para conscientizar sobre os riscos e danos causados pelas queimadas.

A adesão foi grande, com o apoio da Polícia Militar, Ministério Público do Estado e Prefeitura de Colniza. O evento começou às 8h30 no miniestádio municipal e contou com concurso de desenhos, passeata e atrações musicais. Teve abertura solene com o Hino Nacional Brasileiro e participação da fanfarra dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Colniza.

Várias questões estão envolvidas no problema das queimadas. A consciência cidadã é um dos temas que precisam ser abordados para a reflexão do papel de cada pessoa na construção de um ambiente melhor. Por isso, crianças puderam conhecer um caminhão do Corpo de Bombeiros e compreender que a instituição é um dos equipamentos a serviço da sociedade. Consciência ambiental também é necessária para reduzir o fogo e seus danos. Para aumentar a percepção das crianças e a ligação com a vegetação, foram plantadas 50 mudas de ipês em torno do mini estádio e outras foram distribuídas para o plantio em casa.

O concurso de desenhos abordou o combate às queimadas e foi apoiado pelos professores da rede pública. As obras selecionadas foram apresentadas e os vencedores receberam brindes. também participaram das atividades que contou com a apresentação da banda de música da Escola Municipal Raquel de Queiroz.

Houve distribuição de água e picolé para crianças durante a caminhada, ao final do ato o caminhão do Corpo de Bombeiros fez chover na Praça Central com o jato d’água da viatura. Crianças e adultos, incluindo gestores municipais, se divertiram com o banho para comemorar o ato realizado sob o calor da estação seca. O subtenente Arilson Soares foi o idealizador do ato, ele comanda a unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Colniza e tem buscado envolver as instituições da cidade, incluindo os empresários, nas iniciativas do CBM. Ele conta que “a população que não estava no ato, saía às ruas para aplaudir e apoiar a passagem dos cidadãos mobilizados”.

O promotor de justiça, Willian Oguido Ogama participou do ato e conta que foi muito importante a iniciativa do Subtenente Arilson, que contou com o apoio de inúmeras instituições. Para ele a ação foi exitosa por atingir as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e a responsabilidade sobre a realização das queimadas. Até porque são as crianças que acabam conscientizando os pais sobre os malefícios das queimadas. “A sociedade colnizense estava precisando disso, da presença do Estado e tem todo apoio do Ministério Público, principalmente para mostrar que as instituições do Estado estão aqui para fazer valer a Constituição e proteger a sociedade”, afirmou o promotor.

Após a realização do ato, os trabalhos de repressão se intensificarão, motivo pelo qual a Polícia Civil e Militar também se encontram alinhadas na causa juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente, que vai atuar por meio de aplicação de sanções administrativas.

Colniza

O município tem 28 mil quilômetros quadrados, é maior que o estado de Sergipe (22 mil km2) e está entre os mais violentos do Brasil, principalmente pelos assassinatos que envolvem disputas de terras. Em abril deste ano nove pessoas foram vítimas de uma chacina encomendada por madeireiros da região. Há uma grande área de assentamentos com estrutura precária, o que favorece a atividade predatória na floresta e técnicas rudimentares do uso da terra. A presença do Estado envolvendo a comunidade é uma iniciativa importante para o desenvolvimento do município.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114