Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 18 de agosto de 2017, 16h56

Servidores de Rondonópolis aprovam Caravana


.

Novamente na estrada, a Caravana da Saúde chegou na noite desta quinta-feira (17 de agosto) à Comarca de Rondonópolis (212km ao sul de Cuiabá), onde ofereceu palestra com orientações sobre saúde para os servidores da unidade judiciária. Síndrome metabólica, doenças crônicas e a importância de um estilo de vida saudável foram alguns dos assuntos abordados na palestra proferida pelos integrantes da equipe do Programa Bem Viver, no Fórum local. Os participantes foram orientados sobre os riscos causados pela obesidade, diabetes e hipertensão, assim como a importância dos cuidados com a alimentação, da prática de exercícios físicos e das consequências que a síndrome metabólica pode causar.

Hoje pela manhã (18 de agosto), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram ofertados exames de glicemia, colesterol e triglicérides. A equipe da Caravana também pesou, aferiu a pressão arterial, e mediu a altura e a circunferência abdominal dos participantes, para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Foram feitos ainda questionários sobre saúde bucal e mental.

Participando pela primeira vez da Caravana, a assessora de gabinete Letícia Haider Oliveira avaliou positivamente os serviços ofertados. “Achei muito boa a iniciativa. Tem gente que foge de fazer exames e estando disponível aqui fica tudo mais fácil. Eu faço os meus rotineiramente, mas vim hoje para incentivar um colega que tem medo, mas que precisa fazer esses exames”, afirmou.

O colega em questão é o servidor Fagner Coelho, que também trabalha na Segunda Vara Criminal. “Essa ação é muito boa e o fato de estar tudo aqui no Fórum facilitou. Não gosto de fazer exames por causa da agulha, mas vim fazer e acho que provavelmente meus resultados estarão alterados. Estou acima do pesa e tenho alimentação ruim, pois moro sozinho. Mas já comecei a mudar, já fui até na nutricionista”, revela.

A gestora de infraestrutura do Fórum de Rondonópolis, Josumira Mamede Beck, conhecida por todos como Mirinha, também fez questão de elogiar a iniciativa. “A palestra foi ótima. O médico repassou conhecimentos, respondeu dúvidas dos servidores sobre obesidade e alimentação, enfim, foi bastante válida. A apresentação da nutricionista também foi muito boa. Eu acho a Caravana ótima porque, por exemplo, da outra vez que esteve aqui vários servidores que nem sabiam que tinham problemas de saúde descobriram ao fazer os exames. Hoje fazem tratamento. É uma atividade diferenciada, porque no Fórum o servidor fica mais a vontade para fazer os exames e tirar dúvidas, tudo isso sem nenhum gasto”, complementa.

O juiz diretor do Foro da Comarca de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros, participou das atividades da Caravana e agradeceu a administração do Tribunal de Justiça por ofertar os serviços em Rondonópolis. “Em primeiro lugar quero agradecer à administração do TJMT por ter lembrado de Rondonópolis e disponibilizando a Caravana. Ela é de suma importância para os servidores e magistrados, pois visa dar atenção aos participantes e fazer com que haja equilíbrio entre saúde e bem-estar, para que eles possam desenvolver o melhor trabalho possível nas unidades judiciária. O TJ está de parabéns! Esse projeto tem que ser desenvolvido mais vezes e em todas as comarcas do Estado”, afirma.

Após receber os resultados dos exames feitos hoje, a equipe da Caravana vai elaborar uma carta devolutiva individual, em envelope lacrado, com orientações sobre o que o servidor deve fazer para cuidar melhor de sua saúde. Nesta edição, a equipe foi composta pelo médico cardiologista Herbert Monteiro da Silva, pela psicóloga Giselle Ramos Castilho Teixeira, pela cirurgiã dentista Maura Ornellas, pela nutricionista Sônia Pace e pelas enfermeiras Franciele Delgado e Etiane Andrade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114