Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Terça, 29 de agosto de 2017, 18h44

Segundo Encontro de Fanfarras é realizado em Cáceres


.

A Escola Estadual Criança Cidadã, localizada em Cáceres, realizou no último dia 24 de agosto, o 2º Encontro de Fanfarras. A iniciativa faz arte do Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart), desenvolvido na unidade escolar.

Ao todo, participaram do evento seis fanfarras das unidades escolares EE Criança Cidadã, EE Sen. Mário Motta, EE. Demétrio Costa Pereira, E. Municipal Erenice Simão Alvarenga, Colégio Adventista de Cáceres e EE Regina Tenório de Oliveira, do município de Porto Estrela.

O diretor da EE Criança Cidadã, Valter Moro, destaca que o encontro tem como objetivo promover e valorizar a arte e a cultura, bem como o intercâmbio cultural e a interação social entre os estudantes que participam do projeto fanfarra nas escolas. “Os participantes realizam exibições de suas evoluções e cadências musicais na escola e um desfile em algumas ruas do bairro Jardim Cidade Nova”, informa.

O professor do Prinart da unidade escolar, Eurico Cabreira dos Santos, lembra que, neste cenário musical, os alunos foram os protagonistas principais, pois toda escola se envolveu com produções pedagógicas sobre o tema Fanfarra.

“Foram desenvolvidas produções de painéis temáticos sobre o assunto, com desenhos, pinturas, e cartazes para organizar o cenário do local do evento. Os alunos brilharam na apresentação musical”.

Para ele, a iniciativa do Projeto em organizar o 2º Encontro de Fanfarras alimenta o sonho das crianças e jovens em participar desse tipo de atividade pedagógica cultural, além de fortalecer o laço afetivo entre os alunos e a escola.

De acordo com os gestores, os resultados foram muito significativos para a comunidade escolar, considerando a participação de toda equipe na preparação e dos trabalhos pedagógicos realizados.

“Tivemos a participação de outras escolas para prestigiar o evento e incentivar os alunos a participar da atividade musical, além do intercâmbio cultural e a socialização entre os alunos dos projetos das fanfarras escolares. Destaque também para a presença dos alunos, visitantes e da comunidade que lotaram a quadra esportiva da escola para prestigiar e valorizar o evento cultural”, lembra Valter.

Ele destaca que outra conquista importante para continuidade do evento foi a formação de uma comissão com os representantes das escolas que possuem o Projeto Fanfarra.

Os organizadores também definiram a instituição de ensino que será a anfitriã da próxima edição do evento, em 2018. O Colégio Adventista de Cáceres foi o escolhido.

Prinart

O Projeto Prinart oferece, nas escolas da rede estadual, várias atividades ligadas à educação, música, teatro, artes visuais, etc., como uma das referências na construção do processo de ensino e aprendizagem.

Propõe um trabalho de cunho pedagógico, interdisciplinar, de forma que contempla os diferentes aspectos da arte como conhecimentos, em conformidade com as necessidades apontadas pela unidade escolar, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP).

Atualmente, 174 escolas da rede estadual ofertam o projeto, por meio de atividades como canto coral; instrumentos de corda, de teclado e de sopro; fanfarra/percussão; instrumentos artesanais com materiais reciclados; teatro; banda escolar; música/musicalidade/grupo musical; corpo coreográfico/pavilhão de bandeiras; baliza/balizador; dança e pintura – desenho, artesanato e esculturas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114