Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 31 de agosto de 2017, 19h25

Fogo no Pantanal: patrimônio ambiental sob ameaça


.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal, maior área de proteção privada do Brasil, está com dois focos de incêndio de grandes proporções e de difícil controle. Até a noite dessa quarta-feira (30) cerca de mil hectares já haviam sido consumidos pelo fogo, que foi identificado pela equipe da reserva na última quinta-feira (24), sendo um na divisa norte e outro na divisa sul. Ainda não há perícia para comprovar a origem do incêndio, no entanto, as principais hipóteses são referentes à coleta de isca na beira do rio, queimada de roça sem monitoramento, retirada do mel com fogo também sem monitoramento e até mesmo possibilidade de ação criminosa.

Segundo Cristina Cuiabália, Gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, a expectativa é de que o combate deva continuar até, pelo menos, quinta-feira (31), já que as condições climáticas – temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar – não estão favoráveis para o cessar do fogo.

A equipe de combate conta com 25 brigadistas e 21 guarda-parques e auxiliares. Para as ações estão sendo utilizadas máquinas e equipamentos, tais como GPS, pás carregadeiras, tratores, caminhões-pipas e avião de monitoramento. A operação conta ainda com 13 militares do Batalhão de Emergências Ambientais munidos de três veículos Auto Rápido Florestal (ARF) e um avião de combate (lança água).

A Reserva do Sesc Pantanal, que já teve aproximadamente 1% de seu território atingido pelo incêndio, abriga 80 espécies de mamíferos, 400 espécies de aves e 30 espécies de borboletas.

Plano de combate ao fogo

Fogo, ameaça constante no período de estiagem, que se estende de julho a dezembro, impõe alerta máximo à conservação da maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do Brasil, a RRPN Sesc Pantanal. Procedimentos para a prevenção, monitoramento e combate ao fogo estão contidos nas cinco etapas do Plano de Proteção para a prevenção aplicada na RPPN e em outras unidades do Sesc Pantanal em Mato Grosso. Os trabalhos de prevenção tiveram início em julho com a contratação de brigadistas e treinamento das equipes, abertura e manutenção de aceiros, manutenção dos acessos e monitoramento.

O Sesc Pantanal tem a RPPN Sesc Pantanal como sua principal Unidade de atuação. É uma importante iniciativa do Sesc participando da política nacional de conservação da biodiversidade, ao proteger significativa parcela do Pantanal. Com uma área total conservada de cerca de 108 mil hectares, no município de Barão de Melgaço - no meio do pantanal mato-grossense -, a RPPN Sesc Pantanal é maior RPPN do Brasil sendo designada internacionalmente como Sítio Ramsar e Núcleo da Reserva da Biosfera - UNESCO. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114