Cuiabá | MT 16/04/2024
Interior de MT
Sexta, 22 de setembro de 2017, 13h44

Livramento recebe 1ª edição do Sala da Mulher em Ação


Começou às 8 horas e prossegue até às 16 horas, o atendimento à comunidade de Nossa Senhora do Livramento na Escola Estadual José Barris Maciel, dentro da 1ª edição do projeto “Sala da Mulher em Ação”. Cerca de 300 pessoas já se encontram nas dependências da unidade escolar. São ofertados serviços de terapia de constelação familiar, corte de cabelo, emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade (RG) e atendimento do Procon, além de brincadeiras para a criançada e curso de técnicas de teatro, para iniciantes.

Crianças participam ativamente das atividades.

De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Daniella Paula de Oliveira a meta é atender todos os que chegarem ao local. Para que todo esse atendimento seja ofertado uma grande equipe está trabalhando. São servidores da Sala da Mulher e teatro (16), Espaço Cidadania (13), Segurança (1), Defensoria Pública (3), Procon (3). O evento conta ainda com parceiros como o Instituto Potencialize de terapia da Constelação Familiar, Salão Estilos e Cosméticos, e artista plástica Daniela Cunha.

O prefeito da cidade, Silmar de Souza Gonçalves, o Souza, (PSDB) disse estar muito satisfeito com o projeto. Segundo ele, o município tem 12,5 mil habitantes e cerca de 70% reside na zona rural, o que dificulta o acesso aos serviços, como a emissão da carteira de identidade (Registro Geral). “è importante trazer os serviços e a capacitação, pois o ensino é muito bom, para que as pessoas tenham uma nova forma de gerar emprego e renda. E o ensino é a coisa mais importante. Acredito que políticas assim vão melhorar o país, porque o povo precisa de acesso a serviços e a emprego ou geração de renda”, disse Souza.
 

Ações sociais contribuem com a vida dos cidadãos

O presidente da Câmara Municipal, Airton Arruda (PSB) agradeceu á Assembleia Legislativa, ao deputado Eduardo Botelho e à presidente de honra da Sala da Mulher Sônia Meira Botelho “ por estarem sensível às necessidades da população de Livramento, principalmente pela emissão da Carteira de Identidade porque as pessoas tem dificuldade de acesso ao serviço e a maioria não tem condições de pagar”. Em Livramento há um posto de atendimento para emissão da RG.

A dona de casa Raimunda Aparecida Godoy, moradora da Cohab Salvador Roquete veio fazer a identidade para três filhos menores de idade. “Gostei porque fui bem atendida, foi muito rápido e fui bem tratada, vale a pena vir, porque meus filhos precisam desse documento para a escola e para viajar”. Raimunda calcula que teria um gasto de cerca de R$ 200,00 com o serviço que recebeu hoje, isso significaria muito na sua renda da familiar de um salário mínimo. “ Tô feliz ia gastar com taxi, com fotos e com a carteira, uns R$ 200 e aqui fica perto de casa e tirei as fotos e fiz RG, tô muito feliz”, concluiu.

O professor Eduardo Savi de Oliveira morador da Cohab Nova, também avaliou positivamente “ vim retirar a segunda via do RG e foi muito bom, dentro da expectativa”. Para o professor o projeto da Sala da Mulher “deveria ser levado para mais pessoas, porque muitos não tem o dinheiro para pagar pela RG e outros precisam aprender coisas novas e os cursos oferecidos são bons”.

A meta da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa é estender o projeto às cidades do Vale do Rio Cuiabá. A segunda edição deverá ser em Rosário O’este em data ainda a ser definida. A região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá é composta pelos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger e seu entorno pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário O’este.

 

.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114