» mais
Comentar           Imprimir
Interior de MT
Quarta, 11 de outubro de 2017, 19h53

GDR participa de Audiência Pública e Criação do Fórum do Polo Turístico


O Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) esteve no município de Santa Terezinha-MT (1.292 km de Cuiabá) em Audiência Pública e Criação do Fórum do Polo Turístico do Araguaia.

A convite do prefeito Euclésio Jose Ferretto, o secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Antônio Carlos Figueiredo Paz, representou o Governo de Mato Grosso na agenda, realizada no Ginásio de Esportes do Município, em conjunto com a Câmara Municipal.

Contando com a presença de representantes dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica, Novo Santo Antônio, Luciara e Santa Terezinha, começaram as discussões sobre o turismo na região. Agora, se organizam para buscar o avanço no fortalecimento do turismo no Araguaia.

A participação do GDR ocorreu em 5 de outubro e permitiu que o secretário Antônio Carlos pudesse apresentar informações sobre os Planos de Ação para o Desenvolvimento Endógeno através da Cadeia produtiva do turismo, iniciados em 12 municípios do Estado no final de setembro.

Os mesmos agregam 9 localidades do Araguaia: Novo Santo Antônio, Luciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Barra do Garças (PA Serra Verde), Ribeirãozinho e ainda Araguainha, demonstrando o viés de integração entre Governos Estadual e Municipais para o incremento da atividade econômica atrelada ao turismo.

A Audiência Pública e criação do Polo Turístico do Araguaia vem de encontro com outra agenda na qual o GDR está inserido enquanto parceiro, que é o Fórum Regional de Turismo "Região Domo de Araguainha - MT".

Composto por 8 municípios (Araguainha, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Torixoréu, Guiratinga e Tesouro), o mesmo já teve 7 reuniões realizadas, e vêm permitindo a troca de experiências, informações e cases locais, essenciais para que cada um compreenda o contexto local de seus municípios vizinhos e através do diálogo organizem o turismo em seu entorno.

Para o secretário Antônio Carlos, esses diálogos são de suma importância: "Acredito que agregando essas ações em cada município estamos fazendo Planos de Ação. Assim será possível buscar construir rotas de desenvolvimento endógeno sustentável, potencializando a vocação de cada localidade".

Antônio Carlos finalizou a participação no Evento em Santa Terezinha reforçando que "Conversar, estar in loco e construir conjuntamente Projetos com base local é o caminho que permite agregar os municípios vizinhos e suas peculiaridades, para que futuramente possamos integrar mais localidades do Estado, buscando o desenvolvimento, no que diz respeito à inclusão social, desenvolvimento sustentável e fomento das cadeias produtivas nos 141 municípios em Mato Grosso, como nesse trabalho relacionado ao turismo".

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114